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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2009.tde-28042010-115311
Documento
Autor
Nome completo
Renata Maria de Almeida Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Migliaccio, Luciano (Presidente)
Baumgarten, Jens Michael
Marx, Murillo de Azevedo
Mota, Carlos Guilherme Santos Seroa da
Oliveira, Myriam Andrade Ribeiro de
Título em português
Tintas da terra tintas do reino: arquitetura e arte nas Missões Jesuíticas do Grão-Pará (1653-1759)
Palavras-chave em português
Amazônia
Belém
Grão-Pará
História da Arquitetura
História da Arte
Maranhão
Missões da Companhia de Jesus
Oficinas do Colégio de Santo Alexandre
Resumo em português
A presente tese estuda a produção arquitetônica e artística nas Missões Jesuíticas situadas no território do antigo Estado do Maranhão e Grão-Pará (criado em 1621), com particular destaque à região da Capitania do Grão-Pará. O arco temporal compreende os anos de 1653 (estabelecimento da Companhia de Jesus em Belém) a 1759 (expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas). A tese enfoca, em particular, o trabalho artístico de jesuítas e índios nas oficinas que funcionaram no Colégio Jesuítico de Santo Alexandre em Belém a partir do século XVIII; procurando identificar a irradiação de modelos criados nas mesmas em direção às igrejas e capelas implantadas pelos jesuítas ao longo do Rio Amazonas e seus afluentes; sobretudo, àquelas que estavam localizadas em vilas, aldeias ou fazendas jesuíticas mais próximas a Belém (Vila de Nossa Senhora de Nazaré da Vigia, Vila Souza do Caeté, Mortigura, Gibirié, Mamaiacú, Jaguarari, entre outras). É colocada a hipótese de que Belém, como um pólo criador de modelos (também pólo econômico e comercial), alimentou toda a produção artística dos jesuítas no Grão-Pará, ao difundir seus métodos de trabalho e suas experiências técnicas. O título Tintas da Terra, Tintas do Reino sintetiza a idéia central da tese, de que o legado dos jesuítas na arquitetura e na arte nas missões do Grão-Pará é resultado do trabalho de europeus e de índios, e do emprego de suas tradições culturais.
Título em inglês
Tintas da Terra, Tintas do Reino: Art and Architecture in the Grão-Pará Jesuit Missions (1653-1759)
Palavras-chave em inglês
Amazon
Belém
Grão-Pará
History of Architecture
History of Art
Maranhão
Missions of the Society of Jesus
Northern Brazil
Workshops in the Santo Alexandre Jesuit College
Resumo em inglês
This thesis is a study of the artistic and architectural production of the Jesuit Missions in the former State of Maranhão and Grão Pará, which was established in 1621, with a special emphasis on the Captaincy of Grão Pará. The period under study spans the time from 1653, when the Society of Jesus settled in the city of Belém, to 1759, when the Jesuits were expelled from Portuguese colonies. This thesis focuses in particular on the artistic work of both jesuits and indians carried out in the workshops at the Jesuit School of Santo Alexandre in Belém in the 18th century. The thesis seeks to trace the dissemination of the models created in such workshops throughout the Jesuit churches and chapels that were built along the borders of the River Amazon and its tributaries, especially those located in the Jesuit aldeias, vilas and fazendas closer to Belém (Vila de Nossa Senhora de Nazaré da Vigia, Vila Souza do Caeté, Mortigura, Gibirié, Mamaiacú, Jaguarari, among others). The hypothesis under investigation in this study is that Belém, in addition to being an economic and commercial hub, was also an artistic center providing models, working methods and technical expertise for the entire Jesuit artistic community in the Grão Pará. The title Tintas da Terra, Tintas do Reino summarizes the core idea underlying this thesis, namely that the Jesuit legacy in the art and architecture of the Grão Pará missions is the result of the work of europeans and indians, who in doing so resorted to their respective cultural traditions.
 
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Data de Publicação
2010-05-21
 
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