• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2019.tde-22112019-172250
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Rodrigues Boaventura
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
D'Agostino, Mario Henrique Simao (Président)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Frajndlich, Rafael Augusto Urano de Carvalho
Titre en portugais
Aldo Rossi: razão e poesia. Tipo, sí­mbolo e tempo na arquitetura
Mots-clés en portugais
Aldo Rossi 1931-1997
Arquitetura pós-moderna
História da arquitetura
Tempo (filosofia)
Resumé en portugais
É inegável a importância da obra de Aldo Rossi (1931-1997) para disciplina arquitetônica. Considerado como uma das mais importantes figuras do chamado pós-modernismo, a sua extensa produção, teórica e edificatória, é conhecida pela severa crítica ao funcionalismo do Movimento Moderno e pelo emprego da história e da perspectiva simbólica como questões centrais para a práxis projetual. Dentro do amplo panorama investigativo empreendido por Rossi, perquire-se a influência dos tratados e das obras da Ilustração e das linguagens adotadas pelas vanguardas metafísica e surrealista, em suas indagações sobre a forma e as suas temporalidades, narradas em seus livros L'Architettura della città (1966) e no Autobiografia scientifica (1981). Neste primeiro, o arquiteto milanês buscou constituir uma teoria projetual transmissível, fundada em procedimentos didáticos e sistemáticos. Alicerçado por um discurso científico e racional, ele desenvolveu preceitos que adotam as formas dos fatti urbani como a referência máxima para a disciplina. Na Autobiografia, Rossi se aproxima de um discurso mais poético e metafórico. Nessa obra, ele discorre os procedimentos compositivos e as relações semânticas de suas próprias obras. Ele evidencia também o conceito de città analoga e a experiência pessoal como dispositivos fundamentais para a ideação edificatória. Trabalha-se, portanto, com estas duas instâncias da obra de Rossi, a racional e a poética. Elas não são entendidas como aspectos conflitantes, mas como perspectivas complementares da sua trajetória intelectual e profissional. Espera-se com esse estudo, que está amparado por uma cuidadosa leitura de seus textos, apontar uma interpretação de sua obra, distante daquelas que a definem como nostálgica e hermética.
Titre en anglais
Aldo Rossi: reason and poetry. Type, symbol and time in architecture
Mots-clés en anglais
Aldo Rossi 1931-1997
Architectural history
Post modern architecture
Time (philosophy)
Resumé en anglais
Aldo Rossi (1931-1997)'s work has an unequal importance for the architectural subject. Considered as one of the most important figure of the so-called post modernism, his extended production both theoretical and practical is conceived by the severe critic regarding the functionalism of the Modern Movement and by the use of history and symbolic perspective as a central question for the praxis of project. Within the wide panorama of research undertaken by Rossi, we investigate the influence of both the Enlightenment's treaties and buildings, and the languages adopted by metaphysic and surrealistic vanguard on his searches for forms and its temporalities, explained within L'Architettura della città (1966) and Autobiografia scientifica (1981). In the former, the Milanese architect looked for conceiving a transmissible theory of project, founded on didactic and systematic processes. Based on a scientific and rational discourse, he developed precepts that adopt fatti urbani's forms as an extremely important reference for the discipline. In the latter, Rossi gets closer to a more poetical and metaphorical discourse. In this work, he narrates the composition processes and the semantic relations of his own works. He also clarifies the concept of città analoga and personal experience as fundamental devices for building ideation. Therefore, we consider these two instances of Rossi's work, one rational and the other poetical. They are not taken as conflicting aspects, but as complementary perspectives of his intellectual and professional trajectory. By this work and based on a careful reading of his texts, we expect to indicate an interpretation of his work away from those that define it as nostalgic and hermetic.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.