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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.16.2007.tde-22112010-103044
Document
Auteur
Nom complet
Felipe de Souza Noto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Silva, Fernanda Fernandes da (Président)
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de
Franco, Fernando de Mello
Titre en portugais
Paralelos entre Brasil e Portugal: a obra de Lucio Costa e Fernando Távora
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna
Brasil
Portugal
Resumé en portugais
Esta dissertação propõe-se a um estudo comparado de interpretações do Movimento Moderno feitas por dois arquitetos: Lucio Costa, no Brasil, e Fernando Távora, em Portugal, que, já a partir de uma rápida análise, demonstram uma compatibilidade de pensamento e atuação. Representantes das primeiras gerações de Moderno, basearam sua investigação plástica na interpretação da cultura local, apropriando-a como elemento definidor da atitude projetual. Mais do que um levantamento histórico, esta pesquisa faz especulações no campo da crítica arquitetônica, a partir da interpretação dos modelos teóricos e, sobretudo, pela identificação de mecanismos e procedimentos práticos da criação do projeto. A sobreposição e a comparação entre os dois arquitetos estimula a investigação dos parâmetros que definem suas práticas, facilitando a identificação de elementos que menos evidentes - poderiam ser ignorados. Este trabalho pretende, portanto, gerar subsídios para, a partir da compreensão da criação de Lucio Costa e Fernando Távora, sugerir questões sobre o enquadramento historiográfico dessas obras, fazendo a leitura de seus desdobramentos e de seu papel revisor dentro do Movimento Moderno.
Titre en anglais
Parallels between Brazil and Portugal: the work of Lucio Costa and Fernando Távora
Mots-clés en anglais
Brazil
Modern architecture
Portugal
Resumé en anglais
This work is a comparative research of two Modern Movement interpretation, created by two architects: Lucio Costa, in Brazil, and Fernando Távora, in Portugal, who have similar thoughts and actuation. Both are from the first Modern generations and set their investigative work under a plastic inquiry of local culture, appropriating it as the main element of the projective attitude. More than a historical survey, speculates on architectural critical fields, reading the theoretical models and, over all, the mechanisms and practical procedures of projecting. Comparison between the architects stimulates the inquiry of the parameters that define their work, allowing the identification of elements that could be ignored by not been explicit enough. This work intends, therefore, to suggest questions on the historical framing of these architectural projects, giving attention to the followers and their revisory roll of the Modern Movement.
 
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Date de Publication
2010-11-26
 
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