• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2007.tde-19052010-085029
Documento
Autor
Nombre completo
Paula de Vincenzo Fidelis Belfort Mattos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Munari, Luiz Americo de Souza (Presidente)
Azevedo, Ricardo Marques de
Barreiro Filho, Roberto Coelho
Guerra, Marco Antonio
Silva, Fernanda Fernandes da
Título en portugués
Apropriações de imagens artísticas e arquitetônicas pela mídia
Palabras clave en portugués
Arquitetura
História da arte
Mídia
Propaganda
Releitura
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta releituras de imagens consagradas na história da arte e da arquitetura, constantes em materiais publicitários e em veículos de comunicação, assim como em fachadas arquitetônicas, visualizadas na cidade de São Paulo, no período que compreende a virada do século XX para o XXI. As releituras publicitárias focam as imagens que se tornaram famosas no mundo contemporâneo e privilegiam as que fazem referências ao mundo de tradição clássica, embora seja possível encontrar outros momentos da história, também evidenciados nas propagandas. Nas imagens arquitetônicas, enfocou-se principalmente nos aspectos de fachada que apresentam referências advindas do mundo clássico. Observou-se, a partir das duas leituras, que as referências são utilizadas pelo aspecto simbólico que elas assumem ao longo da história.
Título en inglés
Appropriation of artistic and architectural images for media
Palabras clave en inglés
Advertising
Architecture
Art history
Media
Reading
Resumen en inglés
This thesis shows reinterpretation of consecrated images Art History and Architecture that are constantly found in advertising pieces and the media as well as in architectonic faces of buildings in São Paulo from the XX to XXI centurys transition. The reinterpretation of the advertising pieces focus on images that became famous in the contemporary world and highlight the ones that refer to the world of classical tradition, even though, it is possible to find other historical moments also highlighted in the advertisements. It was noticed from the two reinterpretations that those references are used because of the symbolic aspect they take throughout history.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
APROPRIACOES_FINAL.pdf (17.30 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-08-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.