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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2009.tde-19012010-160814
Documento
Autor
Nome completo
Stella Elia Martins Santiago
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Silva, Fernanda Fernandes da (Presidente)
Farias, Agnaldo Aricê Caldas
Santos, Fabio Lopes de Souza
Título em português
Antonio Maluf: arte concreta na arquitetura moderna paulista (1960/70)
Palavras-chave em português
Antonio Maluf
Arquitetura
Arte concreta
Desenho industrial
Resumo em português
Essa dissertação de mestrado aborda a obra do artista plástico e designer Antonio Maluf e suas participações em projetos arquitetônicos. Adepto da arte concreta e a partir de seus conceitos e princípios, Maluf projetou murais, painéis, revestimentos, caracterização e beneficiamento de fachadas em parceria com arquitetos paulistas nas décadas de 1960/70, como Fábio Penteado, Lauro Costa Lima e Vilanova Artigas. A partir da referência das vanguardas artísticas construtivas, apresenta o conceito da arte concreta desde a criação do termo por Theo Van Doesburg em 1930, os desdobramentos elaborados por Max Bill a partir de 1936, a penetração da arte concreta no Brasil na década de 1950 e o conceito elaborado por Antonio Maluf através de alguns de seus trabalhos que se destacaram no período. A pesquisa identifica uma relação entre os objetivos da arte concreta e o desenho industrial, ambos com o ideal de criar uma linguagem moderna, com a qual a arte atingiria todos os campos da vida cotidiana através das formas puras e reproduzíveis pelos meios de produção industrial. Investiga essa preocupação na produção do artista estudado, tendo em vista que, a partir dos conceitos da arte concreta, Maluf desenvolveu trabalhos como designer em diferentes áreas e colaborou com a arquitetura. Estuda as relações entre a arte concreta e o ideal de síntese das artes da arquitetura moderna, na medida em que de diferentes maneiras os artistas concretos também caminharam na busca de uma aproximação e relação entre as artes.
Título em inglês
Antonio Maluf: concrete art in Sao Paulo modern architecture (1960/70)
Palavras-chave em inglês
Antonio Maluf
Architecture
Concrete art
Industrial design
Resumo em inglês
This masters dissertation presents the work of the artist and designer Antonio Maluf and his participation in architectural projects. Follower of the concrete art Maluf designed murals, panels and facade enhancement during the 1960s and 1970s in partnership with architects from Sao Paulo such as Fabio Penteado, Lauro Costa Lima and Vilanova Artigas. Starting with the constructive vanguarde, this dissertation discusses the concrete art concept since its creation by Theo van Doesburg in 1930, its branching in 1936 by Max Bill, its beginning in Brazil during the 1950s and Antonio Malufs concept through some of his most expressive work. The research identifies the relationship between concrete art and industrial design, both with the ideal of creating a visual language to the new modern society, where art would influence all aspects of the daily life by pure forms reproduced by industrial production. Having in mind that starting from concrete art concepts, Maluf worked as a designer in different areas and sought collaboration with architecture. He establishes a relationship between concrete art and modern architecture, the same way other concrete artists sought a closer relationship among the different types of arts.
 
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DISSERTACAOPDF.pdf (32.59 Mbytes)
Data de Publicação
2010-03-15
 
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