• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2020.tde-18032020-170948
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Bacani Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Kuhl, Beatriz Mugayar (Presidente)
Júnior, Antonio Soukef
Rufinoni, Manoela Rossinetti
Título en portugués
Estrada de Ferro Araraquara: da Morada do Sol à  "Boca do Sertão" - os espaços invisí­veis
Palabras clave en portugués
Estrada de Ferro Araraquara (EFA)
Patrimônio ferroviário
São Paulo
Resumen en portugués
Esta dissertação aborda a Estrada de Ferro Araraquara, ferrovia fundada em 1895 que se estendeu por mais de 400 km no noroeste paulista. Por meio dos relatórios anuais produzidos pela companhia e documentos auxiliares, como plantas das primeiras estações fundadas, observa-se a empresa desde seus primeiros anos de operação até 1912, quando seus trilhos atingiram a cidade de São José do Rio Preto. Ademais, com o auxílio de material fotográfico feito in loco e aerofotogramétrico, apresenta-se o registro contemporâneo das estações ferroviárias da empresa presentes no mesmo recorte territorial investigado nos documentos. Tem-se como objetivo contribuir para o entendimento dessa companhia ferroviária paulista ainda pouco explorada, bem como fazer o registro de estações ferroviárias, o que ainda não foi feito ou discutido pela perspectiva arquitetônica, urbana, histórica e cultural.
Título en inglés
From Morada do Sol to "Boca do Sertão" - the invisible spaces
Palabras clave en inglés
Araraquara Railroad
Rail heritage
São Paulo
Resumen en inglés
This thesis addresses the Araraquara Railroad, a railroad founded in 1895 and which stretched over 400 km in the northwest of the State of São Paulo. Through the annual reports produced by the Company and ancillary documents, such as plants of the first founded stations, the company can be observed from its first years of operation until 1912, when its tracks reached the city of São José do Rio Preto. Moreover, with the aid of photographic material made on site and aerial photography, the contemporary record of the company's railway stations present in the same territorial area investigated in the documents is presented. Aiming to contribute to the understanding of this little explored São Paulo Railroad Company, as well as to bring the registration of railway stations that from the architectural, urban, historical and cultural perspective have not yet been registered or discussed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-03-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.