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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-13092018-135126
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Braga Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Lira, José Tavares Correia de (Presidente)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Belluzzo, Ana Maria de Moraes
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Silva, Fernanda Fernandes da
Título em português
História, arte e arquitetura: Flavio Motta e o ensino como ofí­cio
Palavras-chave em português
Arquitetura
Arte
Desenho
Educação
FAAP
FAU-USP
Flavio Motta
História
Indústria
MASP
Técnica
Resumo em português
Esta tese investiga as aproximações e os diálogos entre as artes, as técnicas e a cultura e de que modo eles reverberam no processo de formação e na prática dos arquitetos. O espaço aqui privilegiado é a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo dos anos 1950 a 1970. Trata-se de entender de que maneira a instituição se insere nos campos artístico, intelectual e profissional contemporâneos, especialmente em São Paulo, e, ao mesmo tempo, de que modo as relações com os meios artísticos adentram o espaço acadêmico, definindo não apenas um perfil de formação peculiar no período, mas também uma compreensão da arquitetura como atividade inseparável de outros ramos da cultura. Investigamos essas relações através da trajetória do professor, crítico e historiador da arte Flavio Motta, percorrendo sua carreira intelectual e docente desde a formação em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP nos anos 40, passando por suas experiências de trabalho com educação artística junto ao Museu de Arte de São Paulo e a Fundação Armando Alvares Penteado, até sua atuação decisiva na construção institucional e na reformulação acadêmica e político-pedagógica do curso de arquitetura da , ao longo dos quase 30 anos em que esteve ligado a esta escola.
Título em inglês
Dado não fornecido pelo autor.
Palavras-chave em inglês
Architecture
Art
Drawing
Education
FAAP
FAU-USP
Flavio Motta
History
Industry
MASP
Technique
Resumo em inglês
This thesis investigates the approximations and dialogues between arts, techniques and culture and how they reverberate in architect's process of formation and practice. It is focused on the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo between 1950 and 1970. What it proposes is an understanding on how that institution inserts itself in the contemporary artistic, intellectual and professional fields, especially in São Paulo, and at the same time in which ways artistic fields entry academic space to the point of defining a particular formation in the mentioned period including architecture as an activity inseparable from other branches of culture. We investigate these relations looking at the trajectory of the professor, critic and art historian Flavio Motta. We go through his intellectual and teaching career from his degree in Pedagogy at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the USP in the 1940s, his experiences in artistic education at Museu de Arte de São Paulo and Fundação Armando Alvares Penteado, to his decisive role in the institutional construction and academic/ political-pedagogical reformulation of the architecture degree during almost 30 years he was connected to this school (eu colocaria FAU-USP invés de this school).
 
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Data de Publicação
2018-12-12
 
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