• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2011.tde-13012012-152435
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Henrique Bernardelli Massabki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Bruna, Paulo Julio Valentino (Presidente)
Machado, Lucio Gomes
Mantovani, Marta Silvia Maria
Título en portugués
Centros e museus de ciência e tecnologia
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Museologia
Museus
Museus de Ciência e Tecnologia
Resumen en portugués
Os centros e museus de ciência e tecnologia foram pouco estudados sob o aspecto arquitetônico. É proposto o conceito de centro de ciência e tecnologia, cuja particularidade é ser focado na experiência e nos fenômenos, e não nos objetos. Existem instituições específicas relacionadas a esse tipo de instituições, em especial o CIMUSET / ICOM, ASTC, ECSITE e ABCMC. Os centros de ciência são protagonistas das mudanças museológicas desde seu surgimento, nos anos 1930. O equivalente da experiência estética dos museus de arte nos museus de ciência é a experiência do processo da ciência. Os objetivos dos centros de ciência são: educacional, divulgação científica, debate e participação, social, motivação, lazer, impacto urbano. Seus públicos alvos principais são famílias e escolas. A internet, a realidade virtual e outras novas tecnologias têm grande impacto nos museus. A interatividade com objetos não é condição suficiente para o aprendizado. São necessários níveis mais profundos de interatividade e interações sociais para o sucesso do aprendizado. Os modelos interativos dos centros de ciências são os equivalentes aos objetos originais nos acervos dos museus tradicionais. A mediação humana é a mais indicada forma de interlocução entre a instituição e o visitante, mas existem outras formas, impessoais, de mediação. Diversos são os recursos expográficos disponíveis para os centros de ciências. Os percursos numa exposição estão relacionados com duas organizações espaciais: linear e episódica. A idéia de museu nasceu há vários séculos, mas o museu moderno surgiu a partir do século XVIII, constituindo uma nova tipologia funcional arquitetônica. Os museus científicos podem ser divididos em três gerações. Suas origens estão associadas às exposições universais. Montaner apresenta uma classificação dos museus contemporâneos em oito posições tipológicas. Há várias visões com relação à essência da arquitetura. Para Zevi é o espaço interior. Para Frampton, é a estrutura. Lynch defende a importância da legibilidade e da imagibilidade da cidade. Os elementos marcantes contribuem para a legibilidade. Eles podem ser edifícios. Para o adequado dimensionamento de edifícios de centros de ciências é necessário o estudo de padrões de visitação. A dissertação incluiu o estudo de diversas instituições, especialmente sob o aspecto arquitetônico.
Título en inglés
Science and technology centers and museums
Palabras clave en inglés
Architecture
Museology
Museums
Science and Technology Centers and Museums
Resumen en inglés
The science and technology centers and museums have been little studied under an architectural point of view. This kind of institution is focused on the experience and phenomena, rather than on objects. There are specific institutions related to such museums, especially the CIMUSET / ICOM, ASTC, ECSITE and ABCMC. Since they appeared in the 1930s, the science centers are important agents of change in the museum field. The equivalent, in science museums, of the aesthetic experience of art museums is the experience of the process of science. The aims of a science center are: educational, scientific dissemination, discussion and participation, social, motivation, leisure, urban impact. Their main public is schools and families. The Internet, virtual reality and other new technologies have great impact on museums. The interactivity with objects is not a sufficient condition for learning. It takes deeper levels of interactivity and social interactions for learning to take place. Interactive models in science centers are the equivalent to the original objects in the traditional museums collections. The human mediation is the most appropriate form of dialogue between the institution and the visitor, but there are other ways. There are several ways of exhibit the collection at science centers. The routes in a museum may be linear or episodic. The idea of the museum was born several centuries ago, but the modern museum appeared in the eighteenth century, and became a new functional architectural typology. Science museums can be divided into three generations. Its origins are linked to universal expositions. Montaner presents a classification of contemporary museums in eight typologies. The essence of architecture may be the interior space, as for Zevi, or the structure, as for Frampton, or even other aspects. Lynch presents the important concepts of readability and imageability of the city. If they area considerably imageable, buildings may become landmarks. The study of patterns of visitation are required if one wants to design adequate science and technology centers and museums. The dissertation included the study of several institutions, mainly with an architectural view.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-02-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.