• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2014.tde-12092014-102122
Documento
Autor
Nombre completo
Lisete Hanna Rached
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Faggin, Carlos Augusto Mattei (Presidente)
Barossi, Antonio Carlos
Paulino, Ruth Cristina Montanheiro
Título en portugués
Centro de Arte Contemporânea Inhotim - Caci
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Arte
Cenário
Imersão representação
Lugar
Paisagem
Resumen en portugués
A presente dissertação de mestrado analisa o Centro de Arte Contemporânea Inhotim - Caci, um espaço que oferece transformações espaciais e culturais por meio da complexa relação entre arquitetura, arte e paisagem. O Caci expõe um conjunto ímpar de arte contemporânea e de plantas tropicais, que convivem com pavilhões assinados, em grande parte, por jovens arquitetos. Embora o Caci seja um centro de arte contemporânea, a arte não é sua única protagonista. Além da arte, arquitetura e paisagismo coexistem de forma harmônica. No entanto, a importância de cada componente e como cada um impacta no ambiente são temas que ainda não foram completamente explorados. De forma geral, a análise dos três eixos do Caci, arquitetura dos jovens arquitetos, a exuberante paisagem tropical e as obras exponenciais dos artistas consagrados, têm a finalidade de identificar e avaliar os possíveis conflitos que cada componente exerce sobre o outro e sobre o ambiente. Paralelamente, verifica-se o papel da arquitetura praticada no lugar e se esta possui um papel secundário. A dissertação divide-se em três capítulos. O primeiro envolve a análise de pavilhões focados na arquitetura local. Os pavilhões são observados como recurso atual para expor arte contemporânea, que envolve a forma, o método de projeto, a escolha do lugar e dos materiais. O segundo capítulo analisa se a arquitetura dos pavilhões está adequada, em relação ao aspecto espaço-temporal, às obras de arte expostas. Por fim, o último capítulo investiga os requisitos que levaram o Caci a receber o título de jardim botânico. Para abarcar a reflexão nos três capítulos, estudos comparativos foram realizados entre pares de projetos concebidos no espaço do Caci. Tais estudos trazem informações importantes sobre os pavilhões, o cenário e os locais adjacentes à área escolhida.
Título en inglés
Center for Contemporary Art Inhotim (Caci)
Palabras clave en inglés
Architecture
Art
Landscape
Representation
Resumen en inglés
This thesis analyses the Center for Contemporary Art Inhotim (Caci), which is a space that offers spatial and cultural transformations through a complex interrelationship between architecture, art and landscape. In general terms, the Caci exposes an unique set of contemporary art and tropical plants, which can be found alongside pavilions signed largely by young architects. Although the Caci is largely known as a museum that presents contemporary art, there are other important components on display, such as the architecture and the landscape. However, the importance of each component and their impact are areas of study that still remain quite disregarded. The intention is to verify the relationship between the three variables: the architecture of young architects, the tropical landscape, and, finally, the works of established artists in order to check the possible conflicts that each component exerts on the other and on the environment. Additionally, the objective is also to understand the role of the museum"s architecture and whether such role is secondary. The research is divided into three chapters. The first involves the analysis of pavilions focused on local architecture. These pavilions are seen as a resource for exhibiting contemporary art that involves the project"s method, the choice of place and materials that are used. The second chapter analizes whether the architecture of pavilions is adequate to the works of art they expose in relation to the spatial-temporal aspect. Finally, the last chapter investigates the requirements which led Caci to receive the title of botanical garden. Such research is based, among other factors, on a comparative analysis with other botanical gardens in Brazil. Along the way, comparative studies were performed between pairs of projects designed within the Caci. These studies bring important information regarding the pavilions, the scenery and the place nearby the chosen área.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ME_LISETE_REV.pdf (26.97 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-09-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.