• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2018.tde-11092018-162442
Documento
Autor
Nome completo
Denis Ferri da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Meyer, Regina Maria Prosperi (Presidente)
Hereñú, Pablo Emilio Robert
Souza, Carlos Leite de
Título em português
O terminal de ônibus urbano e a estrutura da cidade: análise da formação tipológica dos terminais e seu papel na estruturação da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Estrutura urbana
Morfologia urbana
Terminal de ônibus urbano
Tipologia arquitetônica
Resumo em português
O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre a estrutura da cidade e a implantação de terminais de ônibus em São Paulo, tendo em vista o papel definidor do ambiente urbano na definição de sua tipologia. Através de análise histórica, busco compreender o surgimento deste com as iniciativas de estruturação de um sistema de ônibus integrado. A hipótese é que o terminal, apesar de poder se tornar um poderoso agente de estruturação e transformação urbana, e estimular a criação de uma rede de centralidades no território urbanizado, segue a lógica espacial e antiurbana do urbanismo funcionalista, de maneira a desagregar socioespacialmente seu entorno. O trabalho se propõem a compreender a estruturação dos tipos arquitetônicos implantados para os terminais de ônibus urbanos a partir da década de 1970, através da análise morfotipológica dos terminais de ônibus urbanos Bandeira, Princesa Isabel e Lapa. Neste sentido, o trabalho visa compreender: (1) o papel da infraestrutura de mobilidade como agente de indução do espaço urbano na formação de centralidade e urbanidade; e, (2) a estruturação da tipologia arquitetônica do terminal de ônibus.
Título em inglês
Dado não fornecido pelo autor.
Palavras-chave em inglês
Architectural typology
Urban bus terminal
Urban morphology
Urban structure
Resumo em inglês
The objective of the research is to investigate the relationship between the city structure and the bus terminal in São Paulo, considering the defining role of the urban environment in the definition of its typology. Through historical analysis, I try to understand the emergence of this with the initiatives of structuring an integrated bus system. The hypothesis is that the terminal, despite being able to become a powerful agent for urban structuring and transformation, and to stimulate the creation of a network of centralities in the urbanized territory, follows the spatial and anti-urban logic of the urban functionalism in order to disaggregate socio-spatial environment. The work proposes to understand the structuring of the architectural types implanted for the urban bus terminals from the 1970's, through the morpho-typological analysis of the urban bus terminals Bandeira, Princesa Isabel and Lapa. In this sense, the work aims to understand: (1) the role of the mobility infrastructure as an agent of induction of the urban space in the formation of centrality and urbanity; and, (2) the structuring of the architectural typology of the bus terminal.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MEdenisferri_rev.pdf (48.51 Mbytes)
Data de Publicação
2018-12-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.