• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2016.tde-05092016-140445
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Marchesini Galvão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Camargo, Monica Junqueira de (Président)
Castro, Ana Claudia Scaglione Veiga de
Medrano, Ricardo Hernan
Titre en portugais
Modernidades alternadas: representações urbanas em quatro revistas da vanguarda literária na América Latina
Mots-clés en portugais
América Latina
Historiografia urbana
Modernidade
Representação urbana
Vanguardas literárias
Resumé en portugais
Esta dissertação procurou lançar diferentes interpretações sobre a forma como a cidade foi re-presentada nas revistas Klaxon (1922), Martín Fierro (1924), Revista de Antropofagia (1928) e Sur (1931), publicadas em São Paulo e em Buenos Aires por grupos considerados parte das vanguardas literárias na América Latina. Partindo-se das leituras decorrentes da Escola da De-pendência, perpassando os Estudos Culturais Urbanos e chegando às teorias Pós-Coloniais (sempre dentro da relação entre a crítica literária e a história urbana), buscou-se questionar a ideia de modernidade à qual se habituou associar a conformação das cidades latino-americanas no início do século XX. Com isso, pretende-se demonstrar como a multiplicidade de olhares existente nas diferentes abordagens historiográficas adotadas, mais do que se contraporem ou se substituírem, se complementam, gerando uma riqueza de análise que permite uma constante reinterpretação dos episódios históricos; análise que, feita sobre o conteúdo da fonte primária, pode ser projetada no presente contribuindo para uma melhor compreensão da nossa condição atual. Assim, se em um primeiro momento a leitura das representações urbanas pode apresentar cidades aparentemente homogeneízadas, aos poucos elas são destituídas das interpretações esta-belecidas pela história moderna, apontando para matizes culturais próprios; paralelamente, a identificação das suas semelhanças deixam de corresponder a um ideal de modernidade univer-sal para sugerir a existência de uma estrutura narrativa construída para ocultar as ferramentas de dominação cultural próprias da sociedade moderna burguesa herdeira do sistema colonialista.
Titre en anglais
Alternated modernities: urban representations in four maga-zines of avant-garde literature in Latin America
Mots-clés en anglais
Avant-garde literature
Latin America
Modernity
Urban historiography
Urban representation
Resumé en anglais
This work intends to do different interpretations of how the city was represented in magazines Klaxon (1922), Martín Fierro (1924), Revista de Antropofagia (1928) e Sur (1931), published in São Paulo and Buenos Aires by groups considered part of the Avant-garde Literature in Latin America. Starting from the Dependence School readings, passing through the Urban Cultural Studies and reaching the Post-colonial theories (always within the relationship between literary criticism and urban history), we sought to question the idea of modernity, often associated with the formation of Latin American cities in the early twentieth century. As a result, it was possible to demonstrate how the multiplicity of perspectives in the different historiographical approach-es, rather than contradict or replace, they complement each other, generating a wealth of analy-sis that allows a constant reinterpretation of historical events. This analysis, done on the content of selected texts, can be projected into the present contributing to a better understanding of our present condition. So, if the first impression upon the urban representations is that they may have apparently homogenized cities, they are gradually devoid of all the established interpreta-tions by modern history, pointing to cultural nuances. At the same time, the similarities between them suggest the existence of a narrative structure built to hide the tools of cultural domination belonging to the modern bourgeois society, heiress of the colonial system.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ricardomarchesini.pdf (5.91 Mbytes)
Date de Publication
2016-09-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.