• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2018.tde-05072017-104914
Document
Auteur
Nom complet
Guilherme Pianca Moreno
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Camargo, Monica Junqueira de (Président)
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de
Pereira, Margareth Aparecida Campos da Silva
Titre en portugais
1929, Le Corbusier e São Paulo: paisagem física e política
Mots-clés en portugais
Arquitetura Moderna
História do Urbanismo
Le Corbusier
São Paulo
Resumé en portugais
A dissertação investiga a hipótese urbana de Le Corbusier para a cidade de São Paulo, realizada durante sua viagem à América Latina em 1929 - enfocando no diálogo entre arquitetura e paisagem suscitada pela proposta. O trabalho inscreve o contexto da viagem de Le Corbusier, remontando os principais conflitos políticos e estéticos em que o arquiteto franco-suíço estava envolvido na Europa, durante os anos que precedem imediatamente sua vinda ao continente sul-americano. Na leitura formal do plano, destaca-se a perspicaz leitura que Le Corbusier realizou da geomorfologia e geografia do sítio de São Paulo - contrastante tanto com as práticas urbanísticas em exercício na Europa quanto os estudos desenvolvidos por técnicos e engenheiros na cidade de São Paulo no mesmo período. O imaginário do projeto será reconstruído em conjugação com a caracterização das premissas materiais de sua formulação através de três fontes: a pesquisa histórica dos projetos urbanísticos de larga escala existentes para São Paulo até o episódio da visita - a fim de caracterizar os problemas sociais e urbanos que a cidade atravessava, comparando-os com os objetivos da hipótese de Le Corbusier; a análise das referências de monumentos da antiguidade levantadas pelo arquiteto na descrição do projeto - remetendo ao constante conflito na sua obra entre signos do passado e a modernidade; e por fim, a análise da função técnica e poética da visão aérea no processo de elaboração do plano de Le Corbusier, associando o projeto a uma complexa cultura visual que estava se inaugurando naquele período.
Titre en anglais
1929, Le Corbusier and São Paulo: physical and political landscape
Mots-clés en anglais
History of Urbanism
Le Corbusier
Modern Architecture
São Paulo
Resumé en anglais
The dissertation investigates the Le Corbusier's plan for São Paulo developed during his Latin America's trip in 1929 - focusing on the dialogue between architecture and landscape raised by the proposal. Le Corbusier's voyage to South America is inscribed the major political and aesthetic conflicts that the architect was involved in Europe during the years that immediately preceding this trip. In the formal reading of the plan, Le Corbusier's insightful reading of São Paulo's geomorphology and geography is noteworthy - contrasting with both urban practices at that moment in Europe and the studies developed by technicians and engineers in São Paulo. We attempt to reconstruct the project's imagery in conjunction with the material conditions of its formulation, and through three research sources. The first is the historical survey of the existing projects for the city of São Paulo. It reveals the urban and social problems that the city was undergoing. Moreover, the facts showed in the survey serve as a means of comparison with the aims of Le Corbusier's hypothesis. Second, the analysis of historical references that Le Corbusier lists on the project's description - such as the aqueduct of Segovia and the Pont du Gard - is relevant to understand why and how these infrastructural elements are present in the plan. Finally, the analysis of the technical and poetic function of the aerial view in the elaboration process of Le Corbusier's plan inscribes this project in a complex visual culture that was being established at that moment.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-07-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.