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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2010.tde-04102010-100708
Documento
Autor
Nome completo
José Carlos Mendes André
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Yurgel, Marlene (Presidente)
Faggin, Carlos Augusto Mattei
Martins, Luiz Geraldo Ferrari
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Wilke, Regina Cunha
Título em português
Quem não chora não mama! Panorama do design gráfico brasileiro através do humor 1837-1931
Palavras-chave em português
Andrés Guevara
Aparício Torelly
Barão de Itararé
Design gráfico
História do Brasil
História do design brasileiro
Humor
Resumo em português
Esta tese é um panorama da história gráfica brasileira de 1837 até 1931, visto pela ótica da representação cômica, do design gráfico e da mentalidade. A idéia principal foi partir de um plano geral para encontrar na década de 1920 a obra conjunta do humorista Aparício Torelly, o Barão de Itararé, e do artista gráfico paraguaio Andrés Guevara. Passando pelos autores mais relevantes deste período, a inspiração rizomática é a própria cronologia, onde os assuntos relacionados a humor, design e mentalidade trepidam e se desdobram em conexões pertinentes e interessantes para o próprio tema. A tese foi concebida em três partes, a saber: A primeira versa sobre o objeto de conhecimento, objeto de estudo, metodologias e fontes; assim como fala brevemente sobre os autores principais Barão & Guevara , mote da estratégia de abordagem do assunto. A segunda parte destrincha os antecedentes históricos sob as óticas propostas através de uma amostragem de fontes primárias (imagens & autores) em contraponto com trechos de importantes fontes secundárias, costurado com comentários que vão propondo novas interpretações e olhares para os mesmos temas e objetos, sem aplicação de juízos de valor, mas apenas mostrando que foi assim que as coisas se passaram. A terceira parte está focada na década de 1920, e é onde encontro os autores alvo e aplico um detalhamento maior, evidenciando um momento de forte gênese e experimentação no design gráfico brasileiro frente à mudança completa de paradigmas com a introdução da estética modernista, e a assimilação e difusão acentuada dos valores burgueses no campo social.
Título em inglês
Who don´t cry, don´t suck! Overview of Brazilian graphic design history through the humor 1837 - 1931
Palavras-chave em inglês
Brazilian graphic design history
Brazilian history
Graphic design
Humor
Resumo em inglês
This thesis is an overview of the Brazilian graphic history from 1837 to 1931, seeing by comic graph representations, graphic design and historical mentalities. The main idea was start from a general plan to reach in the 1920s the four hands works of the humorist Aparício Torelly (Barão de Itararé) and the Paraguayan graphic artist Andrés Guevara. Passing by the more relevant artists of this period, the root inspiration is the chronology itself, were the subjects related to humor, design and mentality tremble and unfolding pertinent and interesting connections for the own theme. The work was conceived in three parts: The first one runs upon the knowledge subject, application subject, methodologies and the wellspring of informations; as well as talk briefly about the main authors Barão de Itararé & Guevara , reason of the strategy subject approach. The second part clear up the historical foregoings under the proposed look through an stamp of original wellsprings (images and authors) put against extracts of the more important Brazilian bibliography, sewed with comments that proposes new interpretations and new looks over the same themes and subjects, without judgements, but just showing that was the way the things took place. The third part is focused on 1920 decade, and is where I meet the target authors and apply for more details, making evident the moment of strong creation and experimentation in the Brazilian graphic design face to the complete change of paradigms in order of the introduction of modernist esthetics and the assimilation and great dissemination of burgess values in the social field.
 
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Data de Publicação
2010-11-04
 
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