• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2016.tde-01092016-154401
Documento
Autor
Nombre completo
Caroline Gabriel Pedro de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Migliaccio, Luciano (Presidente)
Braga, Marcos da Costa
Mammi, Lorenzo
Título en portugués
Pietro Maria Bardi, cronista em revista: 1976-1988
Palabras clave en portugués
Artes
Crítica de arte
Cronista em revista
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Pietro Maria Bardi
Revistas
Resumen en portugués
Pietro Maria Bardi, "cronista" de arte, arquitetura, design (e de muitos outros temas) e galerista experiente na Itália, veio ao Brasil em 1947, aos 47 anos. Trouxe consigo sua segunda esposa, Lina Bo Bardi, e uma coleção de arte a ser exposta no Ministério da Educação e Saúde, no Rio. Foi tão logo convidado por Assis Chateaubriand, diretor da cadeia de jornais Diários Associados, (Diário de S. Paulo etc.) a organizar um Museu de Arte "Antiga e Moderna," que resultou no Museu de Arte de São Paulo--Masp. Tinha por intenção criar um museu vivo organizando, vinculados ao Masp, o Instituto de Arte Contemporânea--IAC, e a Escola de Propaganda, embrião da atual Escola Superior de Propaganda e Marketing--ESPM, as primeiras tentativas, no Brasil, de uma escola de design e de publicedade. Suas iniciativas buscavam atrair público e tornar a arte acessível, contribuído para que fosse produzida com qualidade pelos brasileiros para os próprios brasileiros, através da conscientização de apreciadores e patrocinadores dessas manifestações. Assim, Bardi, ciente do papel da publicidade, percebia a importância de divulgar tudo relativo às iniciativas do Masp e à arte. Usava como veículos a rede dos Diários, a Habitat (a revista do Masp), a Mirante das Artes & etc. (a revista homônima de sua galeria) e periódicos diversos, principalmente os geridos pelas famílias Carta e Alzugaray. Esses textos brasileiros do diretor e criador do maior museu da América Latina ainda não foram oficialmente compilados nem analisados, especialmente em virtude da dificuldade em acessá-los. Esta pesquisa, um primeiro passo para essa importante e trabalhosa tarefa e concentrou-se em seus artigos publicados nos magazines Casa Vogue, Homem Vogue, Arte Vogue, Senhor Vogue, Senhor e Istoé, no intervalo de 1976 à 1988, período que compreende sua primeira aparição como colaborador nas revistas de Vogue, até a fusão, em 1988, das revistas Senhor e Istoé, da Editora Três.
Título en inglés
Pietro Maria Bardi , chronicler review: 1976-1988
Palabras clave en inglés
Art criticism
Arts
Chronicler review
Magazines
Resumen en inglés
Pietro Maria Bardi was a journalist and author who wrote about art, design and architecture (along with many other subjects) and an experienced gallerist in Italy. He came to Brazil in 1947, at the age of 47. He brought his second wife, Lina Bo Bardi, and a collection of art to be exhibited in the Health and Education Administration, in Rio De Janeiro. Later Bardi was invited by Assis Chateaubriand, the Diários Associados's director, to create an Ancient and Modern Art Museum. This resulted in the creation of the São Paulo Art Museum - Masp. He wanted to create a "living" museum, by which he meant a museum with a more interesting and interactive experience. He combined the Contemporary Art Institute, (IAC) the first Brazilian design school, with an advertising school, all under one roof. His goal was to make all kinds of art accessible to everybody, contributing to its creation and quality, by brasilians for brasilians, he did this with the conscientiousness of a connoisseur and with the sponsorship of the art community. Thus, Bardi, conscious of the role of marketing realized the true importantance of advertizing everything related to Masp's exhibitions and other initiatives. Alongside the Chateaubriand's media, Bardi also advertised and wrote article in the Habitat (the Museum magazine) and Mirante das Artes & etc. (the homonym magazine of his art gallery) magazines and other periodicals like the ones directd by Carta and Alzugaray families. These brazilian articles on art and other related topics, produced by the creator and director of the most important latin american art museum, were never compiled or analysed, most likely because of the difficulty to access them. This research is intended to be the first step of this important and laborious task and focuses on Bardi´s writings published in Casa Vogue, Homem Vogue, Arte Vogue, Senhor Vogue, Senhor e Istoé magazines, between 1976 and 1988, from his first showing as collaborator in Vogue to the merger of Senhor e Istoé magazines, of Editora Três.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
carolinegabriel.pdf (5.85 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-09-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.