• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2013.tde-27012014-103035
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiane Mitiko Sato Furuyama
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Romero, Marcelo de Andrade (Presidente)
Hernandez Neto, Alberto
Mülfarth, Roberta Consentino Kronka
Título en portugués
Avaliação dos indicadores de iluminação artificial estudo de caso: edificios comerciais e escola
Palabras clave en portugués
Eficiência energética
Iluminação artificial
Indicadores de sustentabilidade
Sistemas de iluminação
Resumen en portugués
O objetivo desse trabalho é verificar se os critérios e indicadores das certificações LEED New Construction, LEED Existing Building - Operations and Maintenance, LEED Comercial Interiors, AQUA Escritórios e Edifícios escolares e o regulamento brasileiro PROCEL, podem ser atendidos pelas tecnologias disponíveis no Brasil em termos de lâmpadas, luminárias, reatores (sistemas de iluminação), bem como avaliar se tais critérios e indicadores estão de acordo com as normas da ABNT e/ou normas internacionais. Para verificar os indicadores, foram realizadas simulações através do programa de cálculo Dialux 4.10/2012, utilizando os arquivos fotométricos fornecidos pelos fabricantes mais especificados no Brasil. Foram escolhidos dois estudos de caso para essa verificação, um escritório e uma escola que são ambientes comuns nas certificações e selos de sustentabilidade que serão analisados. Os resultados das simulações mostrarão se é possível obter as certificações e/ou selo de sustentabilidade utilizando a tecnologia disponível referente aos sistemas de iluminação comercializados nos dias de hoje.
Título en inglés
Evaluation of artificial lighting indicators case studies: offices and school
Palabras clave en inglés
Artificial light
Energy efficiency
Lighting systems
Sustainability indicators
Resumen en inglés
The main goal of this dissertation is to verify if Brazilian available technology can meet some certification´s criteria and indicators. The chosen certifications are: LEED New Construction, LEED Existing Building - Operations and Maintenance, LEED Comercial Interiors, AQUA offices and educational buildings and the Brazilian standard PROCEL. Lamps, fixtures, ballasts (lighting systems), were analyzed to check whether these criteria and indicators are in line with the ABNT and / or international standards. To check the indicators, simulations were performed using DIALUX 4.10/2012, a professional light planning software. In these simulations the most specified photometric files provided by the manufacturers were used. To this research two cases were chosen for analysis, an regular office and a school, that are common environments in sustainability standards and certifications. Simulation results will show if it is possible to obtain a certification using the available technology in lighting systems.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.