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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2006.tde-24072006-225052
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Ricardo Pereira Leite
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Haddad, Emilio (Presidente)
Bruna, Paulo Julio Valentino
Mariotto, Fabio Luiz
Título em português
Estudo das estratégias das empresas incorporadoras do Município de São Paulo no segmento residencial no período 1960-1980
Palavras-chave em português
Ambiente turbulento
empreendedorismo
estratégia de empresas
incorporador
mercado imobiliário
planejamento urbano
Resumo em português
Este trabalho teve como objetivo estudar o incorporador imobiliário, sua ação empreendedora e influência na produção do ambiente construído. Para isso, foi tomado como base o conhecimento de como os incorporadores agem ou reagem às políticas e às regulamentações legais e como podem ser estimulados ou desestimulados, em razão do interesse público. Foi estudada a formulação estratégica no caso de sete empresas que atuaram de maneira significativa no mercado imobiliário de São Paulo, no segmento residencial, entre os anos 1960 e 1980: Construtora Adolpho Lindenberg, Hindi Cia. Brasileira de Habitações, Construtora Anhembi (sucedida pela Construtora Romeu Chap Chap), Sobloco, Construtora Luciano Wertheim, Construtora Albuquerque & Takaoka e Construtora Alfredo Mathias. O período analisado coincide com uma fase de grande desenvolvimento econômico no país e também de muita instabilidade. A narrativa foi elaborada com base nas teorias dos estudos de caso e da historiografia. As evidências foram analisadas sob a luz da Administração Estratégica, com foco sobre os efeitos de uma estratégia empresarial centrada num “empreendedor", em um ambiente turbulento e num ramo de negócios complexo e de alto risco. Esse modelo estratégico adotado pelas empresas possibilitou obter sucesso na atividade de produção de residências, diante das oportunidades repentinas, surgidas no mercado paulistano, mas também mostrou suas limitações. Este trabalho também discute a questão das inovações na produção habitacional e a relação dos incorporadores com a prática do planejamento urbano. Essas compreensões podem proporcionar melhorias na gestão urbana.
Título em inglês
Study of the strategies of Real Estate companies in São Paulo housing market between 1960-1980
Palavras-chave em inglês
business strategy
developer
entrepreneurship
Real Estate market
turbulent environment
urban planning
Resumo em inglês
This paper analyses Brazilian Real Estate developers, their entrepreneurship and influence on the built environment. Research has been focused on how the developers act and react depending on the public policies and urban laws and how they could be stimulated to act according to the public interest. The research approach adopted was that of studying the strategic formulation of seven companies that have developed housing units in the São Paulo Real Estate market, between 1960 and 1980,: Construtora Adolpho Lindenberg, Hindi Cia. Brasileira de Habitações, Construtora Anhembi (and its inheritor, Construtora Romeu Chap Chap), Sobloco, Construtora Luciano Wertheim, Construtora Albuquerque & Takaoka and Construtora Alfredo Mathias. In this period of time, there had been economic development but also a great instability. The narrative was enacted using case studies and historiography theories. The evidences were analyzed under the concepts of Strategic Management. The study analyses the effects of a strategy focused on the entrepreneur, facing a turbulent environment, in a high risk and complex business. The strategic model enables to get success in the housing market when the opportunities has rise, but also has showed its limitations. This paper also discusses the questions of innovation in Real Estate and the relationship between developers and planners. This comprehension could help to reach a better urban management.
 
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Data de Publicação
2006-08-28
 
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