• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2007.tde-19092007-142731
Documento
Autor
Nome completo
Cecília Mattos Mueller
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Frota, Anesia Barros (Presidente)
Alucci, Marcia Peinado
Roriz, Mauricio
Título em português
Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
Palavras-chave em português
Arquitetura bioclimática
Conforto ambiental
Desempenho
Escola
Projeto de arquitetura
Qualidade ambiental
Resumo em português
A pesquisa intitulada de Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto tem como objeto de estudo o espaço físico onde são realizadas as atividades de ensino e aprendizagem em uma escola. O objetivo final é exemplificar, através de estudos preliminares para um anteprojeto de uma escola pública de 1° grau, o processo metodológico para a elaboração de projetos com qualidade ambiental (térmica, luminosa, acústica, visual e ergonômica). A metodologia da pesquisa compreende: a revisão bibliográfica sobre conforto ambiental em escolas e arquitetura bioclimática; a proposta de etapas que configuram uma metodologia de projeto com enfoque ambiental; os estudos preliminares para um anteprojeto de escola; a verificação do desempenho térmico e luminoso das salas de aula propostas. Essa pesquisa busca mostrar que é possível, dentro da rotina habitual e do exercício profissional dos arquitetos, incorporar a metodologia de projeto aqui apresentada para se alcançar a relação ótima entre forma, estética, racionalidade construtiva, custo, conforto ambiental e eficiência energética.
Título em inglês
Teaching and learning spaces with environmental quality: the methodological process for building´s design
Palavras-chave em inglês
Architecture project
Bioclimatic architecture
Environmental comfort
Environmental quality
Performance
School
Resumo em inglês
This research, entitled Teaching and learning spaces with environmental quality: the methodological process for buildings design has the space where the teaching and learning activities take place in a school as the main subject. The final goal is to use a design of a public elementary school to give an example of the methodological process of projects building with environmental quality (thermal, lighting, acoustic, visual and ergonomic). The research methodology involves: the bibliographic revision of environmental comfort in schools and bioclimatic architecture; one proposal of stages to build together a project methodology with environmental focus; the preliminary studies for a school project; thermal and lighting performance verification of the proposed classrooms. This research aims to show that it is possible - during the architects' routine and professional activity - to adopt the methodological process presented here in order to achieve the optimal ratio among shape, esthetics, constructive rationality, economic cost, environmental comfort and energy efficiency.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MUELLER_mestrado.pdf (25.69 Mbytes)
Data de Publicação
2010-06-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.