• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2007.tde-19092007-142731
Document
Auteur
Nom complet
Cecília Mattos Mueller
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Frota, Anesia Barros (Président)
Alucci, Marcia Peinado
Roriz, Mauricio
Titre en portugais
Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto
Mots-clés en portugais
Arquitetura bioclimática
Conforto ambiental
Desempenho
Escola
Projeto de arquitetura
Qualidade ambiental
Resumé en portugais
A pesquisa intitulada de Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto tem como objeto de estudo o espaço físico onde são realizadas as atividades de ensino e aprendizagem em uma escola. O objetivo final é exemplificar, através de estudos preliminares para um anteprojeto de uma escola pública de 1° grau, o processo metodológico para a elaboração de projetos com qualidade ambiental (térmica, luminosa, acústica, visual e ergonômica). A metodologia da pesquisa compreende: a revisão bibliográfica sobre conforto ambiental em escolas e arquitetura bioclimática; a proposta de etapas que configuram uma metodologia de projeto com enfoque ambiental; os estudos preliminares para um anteprojeto de escola; a verificação do desempenho térmico e luminoso das salas de aula propostas. Essa pesquisa busca mostrar que é possível, dentro da rotina habitual e do exercício profissional dos arquitetos, incorporar a metodologia de projeto aqui apresentada para se alcançar a relação ótima entre forma, estética, racionalidade construtiva, custo, conforto ambiental e eficiência energética.
Titre en anglais
Teaching and learning spaces with environmental quality: the methodological process for building´s design
Mots-clés en anglais
Architecture project
Bioclimatic architecture
Environmental comfort
Environmental quality
Performance
School
Resumé en anglais
This research, entitled Teaching and learning spaces with environmental quality: the methodological process for buildings design has the space where the teaching and learning activities take place in a school as the main subject. The final goal is to use a design of a public elementary school to give an example of the methodological process of projects building with environmental quality (thermal, lighting, acoustic, visual and ergonomic). The research methodology involves: the bibliographic revision of environmental comfort in schools and bioclimatic architecture; one proposal of stages to build together a project methodology with environmental focus; the preliminary studies for a school project; thermal and lighting performance verification of the proposed classrooms. This research aims to show that it is possible - during the architects' routine and professional activity - to adopt the methodological process presented here in order to achieve the optimal ratio among shape, esthetics, constructive rationality, economic cost, environmental comfort and energy efficiency.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MUELLER_mestrado.pdf (25.69 Mbytes)
Date de Publication
2010-06-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.