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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-18122017-153956
Documento
Autor
Nome completo
Albenise Laverde
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Claudia Terezinha de Andrade (Presidente)
Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo
Lindenberg Neto, Henrique
Lopes, João Marcos de Almeida
Valle, Ivan Manoel Rezende do
Título em português
Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
Palavras-chave em português
Ensino da Tecnologia
Espaços Experimentais
Experimentação Construtiva
Materialidade
Metodologia projetual
Práticas Experimentais
Resumo em português
Esta tese está inserida no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção da materialidade e seu papel como recurso pedagógico. Trata mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva implantados nas escolas públicas de arquitetura de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do país, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que estas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de arquitetura localizadas em diferentes regiões do país, com entrevistas direcionadas aos principais atores que atualmente estão à frente da área da Tecnologia da Construção. O trabalho trouxe contribuições de ordem teórica a partir da sistematização de uma bibliografia abrangente sobre um tema pouco estudado no contexto nacional. Quanto às contribuições de ordem prática, os dados obtidos nas visitas técnicas possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e sócio-econômicos e também, questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas. Estes resultados permitiram identificar as condições consideradas como essenciais na (re)formulação de estratégias voltadas à área da Tecnologia da Construção e sua infraestrutura, de maneira que as experiências existentes possam ser potencializadas e novas implantações tenham maior respaldo técnico de acordo com as particularidades contextuais.
Título em inglês
The experimental workspaces in public schools of architecture in Brazil: reality or utopia?
Palavras-chave em inglês
Building experimentation
Design Methodology
Experimental Practice
Experimental Workspaces
Materiality
Technology Education
Resumo em inglês
This thesis is inserted in the debate about the use of experimentation in building along with the conception of materiality and its role as pedagogical resource. It approaches, more specifically, the experimental workspaces and practices in the Brazilian academic context. It aims to understand the process of shaping the workspaces of the technology and construction fields established in public schools of architecture according to the singularities from different contexts of the country, educational policies and activities of the actors involved, identifying the essential conditions for those practices to be implemented and strengthened in the academic context. The work was developed based on documentary research and through technical visits in 21 public schools of architecture located in different regions of the country, with interviews directed to the main actors who are currently in charge of the field of Technology of Construction. In relation to the practical contributions, the data obtained in the technical visits made it possible to contextualize the challenges faced in the education of Technology of Construction. These challenges are not limited to the physical arrangement of the laboratory; they embrace a broader dimension, covering education politics, structural and socioeconomic aspects and, still, background issues such as interpersonal relations and bureaucracy. These results enabled the identification of conditions considered essential in the (re) formulation of strategies directed to the field of Technology of Construction and its infrastructure, so that the existing experiences can be strengthened and new applications can have a greater technical support according to the contextual singularities.
 
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AlbeniseLaverde.pdf (12.09 Mbytes)
Data de Publicação
2018-03-13
 
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