• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2007.tde-18092007-165259
Documento
Autor
Nombre completo
Roberto Alfredo Pompéia
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Ghoubar, Khaled (Presidente)
Lancha, Joubert José
Ronconi, Reginaldo Luiz Nunes
Sampaio, Maria Ruth Amaral de
Wajskop, Gisela
Título en portugués
Os Laboratórios de Habitação no ensino da arquitetura: uma contribuição ao processo de formação do arquiteto
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Ensino
Laboratório de Habitação
Relação
Sociedade
Universidade
Resumen en portugués
O trabalho registra a história dos Laboratórios de Habitação dos cursos de arquitetura e urbanismo do Estado de São Paulo e propõe uma reflexão sobre a formação do arquiteto na cidade contemporânea. Discute o papel do arquiteto e sua relação com a sociedade na qual está inserido. Destaca a importância da participação da Universidade junto à população e sua responsabilidade pelas ações coletivas ligadas à produção e gestão do espaço público. Propõe uma revisão do ensino de arquitetura que possa aliar o conhecimento acadêmico às necessidades emergenciais das grandes cidades brasileiras. Incentiva o desenvolvimento de um profissional da arquitetura e urbanismo que saiba respeitar as identidades regionais e seja capaz de influenciar positivamente a produção do espaço urbano.
Título en inglés
Housing Laboratories in the teaching of architecture: a contribution to architects formation process
Palabras clave en inglés
Architecture
Housing Laboratories
Relations
Society
Teaching
University
Resumen en inglés
The present work registers the history of Living Laboratories in Architecture and Urbanism University degrees in the State of São Paulo, Brazil, and ponders on the formation of architects in contemporary cities. It discusses the role of architects and their relations with the society in which they are inserted. It points out the importance of the participation of the University as regards the local population and its responsibility for the collective actions connected to the production and care of public spaces. It proposes that teachings in Architecture should be reviewed in such a way as to ally academic knowledge with emergency necessities in the largest Brazilian cities. It stimulates the development of professionals in Architecture and Urbanism that respect regional identities and are able to positively influence the production of urban spaces.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tese.pdf (35.46 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-09-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.