• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2010.tde-11012011-163402
Documento
Autor
Nome completo
Natalia Raiunec Civile
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Claudia Terezinha de Andrade (Presidente)
Bortolli Junior, Oreste
Farah, Suraia Felipe
Título em português
Contribuição para o programa de necessidades de laboratórios didáticos de química do ensino superior
Palavras-chave em português
Laboratórios de química
Programa de necessidades
Requisitos e critérios de desempenho
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado insere-se no contexto da análise de desempenho técnico construtivo de edifícios. O objetivo é sistematizar informações qualitativas e quantitativas para subsidiar o programa de necessidades de projetos de laboratórios de química do ensino superior, para atendimento das demandas correntes de segurança e habitabilidade desses ambientes. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica em bases nacionais e internacionais sobre análise de desempenho de edifícios habitacionais (ABNT NBR 15575/2008) e particularmente, do programa de necessidades das instalações laboratoriais em edifícios do ensino superior. O trabalho de campo é realizado por meio da metodologia do estudo de caso único nos laboratórios do edifício do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, onde foram levantados e analisados os padrões de uso do edifício, os usuários e suas necessidades e expectativas. O produto resultante desta análise e do confronto com as referências de desempenho será a relação de requisitos e critérios que podem ser utilizados na elaboração de programa de necessidades e em soluções de projetos de instalações laboratoriais de maneira responsável e consciente.
Título em inglês
Contribution to the program requirement for chemistry teaching laboratories of higher education
Palavras-chave em inglês
Chemistry laboratories
Program of needs
Requirements and performance criteria
Resumo em inglês
This masters degree dissertation is inserted in the context of a technical constructive building development analysis. The objective is to systematize qualitative and quantitative information, in order to subsidize the necessities of higher education chemical laboratories project, to accomplish the current demands for safety and habitability of these environments. The research is based on a bibliographical revision of national and international sources, related to the analyses on the development of habitational buildings (ABNT NBR 15575/2008) and program elements linked especially to the laboratorial installations in buildings of higher education. The field work is done based on the unique case study methodology in the laboratories of the Chemistry Institute of the University of São Paulo (IQUSP), where the usage standards of the building, and users necessities and expectations have been gathered and analyzed. The product resulting from this analysis and from the confrontation with the performance standards will be the requirements inventory and the criteria that should be utilized in the elaboration of the program of needs and as solutions to laboratorial installations projects, in a responsible and conscious approach.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-02-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.