• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2012.tde-10072012-140506
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina da Silva de Lacerda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Scarazzato, Paulo Sergio (Presidente)
Faggin, Carlos Augusto Mattei
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz
Título em português
A luz do dia no pensamento e prática projetual de arquitetos egressos da FAUUSP no periodo de 1985 a 2005
Palavras-chave em português
Ensino
Iluminação natural
Luz
Processo de projeto
Resumo em português
A luz é necessária para que a matéria se manifeste e se torne visível. A possibilidade da percepção do espaço e do vazio, da visualização de um componente, de um conjunto de formas ou do todo, onde a arquitetura se apresenta e se revela, dá-se em função da existência do fenômeno luz. A arquitetura dispõe elementos no espaço para captar, refletir, diluir e também emitir a luz. O uso da luz do dia como diretriz de projeto requer uma postura crítica que valorize igualmente uma relação íntima entre aspectos poéticos e aspectos técnicos; tendo como referência o contexto histórico-cultural e as condições ambientais do lugar, as necessidades programáticas, as técnicas construtivas disponíveis e, principalmente, os usuários. Pretende-se fazer uma reflexão sobre o processo de incorporação da luz do dia no processo criativo de arquitetos egressos da FAUUSP entre os anos de 1985 e 2005 que passaram a ocupar lugar de destaque no panorama da arquitetura contemporânea brasileira pelo fato do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP ser reconhecido como referência na história do ensino e da pesquisa em arquitetura e urbanismo no Brasil e ter tradição no ensino da disciplina de Iluminação Natural. A matriz principal da arquitetura produzida pelos arquitetos, focos da pesquisa, é o Modernismo e o legado dos conteúdos acadêmicos.
Título em inglês
Daylight in the thinking and design practice of architects who graduated at FAUSP between 1985 to 2005
Palavras-chave em inglês
Design process
Education
Light
Natural lighting
Resumo em inglês
Light is necessary for the substance to manifest itself and become visible. The possibility of space and emptiness perception, the ability to see a certain component, a set of forms or its combination, where architecture is presented and reveals itself, is due to the existence of the phenomenon known as light. Architecture has elements to capture, reflect, dilute and also emit light. The use of daylight as a guideline for project requires a critical posture that values an intimate relationship between poetic and technical aspects. Concerning also historical-cultural reference and the environmental conditions of the place, as well as programmatic requirements, construction techniques available and especially its users. It is intended to reflect on the process of incorporation of daylight in the creative process of architects who graduated from FAUUSP between the years of 1985 and 2005. That came to occupy a prominent place in the panorama of contemporary Brazilian architecture. Due to the fact that the graduation course in Architecture and Urbanism at FAU is recognized as a benchmark in the history of teaching and research in Architecture and Urbanism in Brazil. And have a tradition in the teaching of the discipline of Natural Lighting. The main style of the quoted architects is the legacy of Modernism and academic content
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-09-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.