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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2011.tde-05092011-111926
Documento
Autor
Nome completo
Roselene de Araujo Motta Ferreira Nogueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Frota, Anesia Barros (Presidente)
Caram, Rosana Maria
Duarte, Denise Helena Silva
Título em português
Arquitetura escolar estadual paulista: o desafio do conforto ambiental
Palavras-chave em português
Arquitetura
Conforto ambiental
Escolas
Resumo em português
As escolas estaduais paulistas são objeto de atuação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e contam hoje 5.247 unidades em todo o Estado. Os projetos de adequação e ampliação das escolas existentes, bem como das novas edificações, são terceirizados a escritórios de Arquitetura que coordenam a elaboração do projeto completo, cabendo à equipe da Gerência de Projetos da FDE analisar o produto para verificar o atendimento às Normas de Apresentação de Projetos e aos Catálogos Técnicos que contêm especificações de Ambientes, Mobiliário, Layout, Componentes e Serviços - às Normas Técnicas Brasileiras e à Legislação interveniente. Tais Normas de Apresentação de Projetos e Catálogos Técnicos são desenvolvidos e atualizados continuamente pela equipe técnica da FDE, também em conformidade às Normas Técnicas e à legislação, e consonantes às políticas públicas da Secretaria de Estado da Educação (SEE) que a FDE tem por missão executar. Neste contexto, as diretrizes e parâmetros que guardam alguma relação com as disciplinas de conforto ambiental, introduzidas neste conjunto até 2.008, aproximadamente, o foram de forma indireta e não sistemática ao longo da história da arquitetura escolar. Paralelamente, a premência em todo o planeta por tornar sustentáveis as ações humanas gerou dispositivos legais que obrigam à inserção destas disciplinas ao conjunto de referências para projeto. A FDE encontra-se atualmente nesta transição; diretrizes de sustentabilidade vêm sendo elaboradas para implantação a curto, médio e longo prazo e serão parte integrante dos Catálogos Técnicos ao projeto, preponderantemente por imposição legal, mas também por iniciativas pontuais internas. Desta forma, o objeto deste trabalho são os insumos de conforto ambiental como elemento para a formulação de diretrizes de projeto e de instrumentos para sua análise. O objetivo é verificar as questões de conforto ambiental que já incorporadas a projetos de escolas estaduais, estabelecendo um panorama atual como base para a futura formulação de diretrizes e sistematização de instrumentos. Como contribuição, descrevem-se as convicções acerca dos conhecimentos expostos ao longo do texto sobre a necessidade, a premência, a pertinência, a possibilidade e a viabilidade de, enfim, projetar a escola estadual paulista sob a lente do conforto ambiental.
Título em inglês
State schools architecture in São Paulo: the environmental comfort challenge
Palavras-chave em inglês
Architecture
Environmental comfort
Schools
Resumo em inglês
State schools in São Paulo are objects of action by the Foundation for the Development of Education (FDE) and comprise today 5.247 units throughout the State of São Paulo. Designs aiming at adjusting and enlarging the existing schools, as well as those intended to build new ones are outsourced to architecture firms in charge of coordinating the production of the whole drafting, the staff of Design Management from FDE being responsible for analyzing the product so as to verify compliance with the Design Presentation Standards and the Technical Catalogues- which contain specifications as regards Rooms, Furniture, Layout, Components and Services- with Brazilian Technical Standards and with the intervening Legislation. Such Design Presentation Standards and Technical Catalogues are constantly developed and updated by FDE´s technical staff, also in accordance with the Technical Standard and the legislation, and pursuant to the public policies of the State Secretariat of Education (SEE), the performance of which stands as FDE´s purpose. In this context, the guidelines and parameters which bear any relation to the discipline of environmental comfort, introduced in this ensemble at about 2.008, were so introduced in an indirect way and not systematically along the history of school architecture. In much the same direction, the urge all over the planet to make human actions sustainable, has engendered legal provisions which require the insertion of these disciplines in the ensemble of design criteria. FDE stands at this moment in this transition; sustainability guidelines are being developed for implementation in the short, medium and long runs, and will be included in the Technical Catalogues to the design, predominantly for legal imposition, but also owing to internal punctual initiatives. Thus, the object of this study are the inputs of environmental comfort as constitutive elements for the creation of design guidelines and of instruments to analyze the same. The study aims at examining the issues of environmental comfort already incorporated in the design of state schools, establishing a current view as a ground for the future formulation of guidelines and systematization of instruments. As a contribution, the study describes the beliefs, through the awareness displayed throughout the text, on the need, the urge, the relevance, the possibility and the feasibility of, ultimately, designing state schools in São Paulo under the perspective of environmental comfort.
 
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Data de Publicação
2011-09-05
 
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