• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.16.2016.tde-30082016-114708
Documento
Autor
Nome completo
Sueli Ferreira de Bem
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Ottoni, Dacio Araujo Benedicto (Presidente)
Kuniyoshi, Celina
Lemos, Carlos Alberto Cerqueira
Título em português
Contribuição para estudos das estações ferroviárias paulistas
Palavras-chave em português
Estudos das estações
Ferroviárias paulistas
Resumo em português
Esta dissertação pretende contribuir para ordenação de informações acerca das estações ferroviárias paulistas, ressaltando a importância da ferrovia e da arquitetura produzida no contexto sócio-econômico-cultural do fértil período experimentado por São Paulo e pelo Brasil, durante a segunda metade do século 19 até os anos de 1940, quando o declínio dos negócios ferroviários, processo iniciado décadas antes, torna-se de fato evidente. A sistematização de alguns dados auxilia a compreensão do tema no campo da história da arquitetura e do urbanismo, e também do patrimônio cultural, permitindo ensaios de leitura das estações ferroviárias paulistas quanto a aspectos urbanísticos, especificidade e ineditismo de programa, vínculos com a arquitetura erudita, potencial simbólico dos edifícios e o conteúdo revelado pelo patrimônio construído e ainda existente no território do estado.
Título em inglês
Contributions from studies São Paulo railway stations
Palavras-chave em inglês
Contributions from studies
Railway stations
Resumo em inglês
This dissertation intends to contribute to organize information about Paulistas railway stations, emphasizing the significance of the railway and the architecture produced in the social-economic-cultural context of the progressive period experienced by São Paulo and Brazil, from the second half of the 19th century until the 1940's, when the decline of railway system, a process that started decades before, becomes clear. The systematization of some basic facts helps to understand the subject in the architecture and the urbanism's scope and also of the cultural heritage, and to allow essays on the Paulistas railway stations related to the urbanistic aspects, and program's novelty, ties with the investigations of the formal architecture, symbolic potencial of the buildings and the contents revealed by the built heritage yet existent in the state of São Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
suelidebem.pdf (11.26 Mbytes)
Data de Publicação
2016-09-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.