• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2005.tde-11092006-121554
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Silveira Amaral
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Meneguello, Cristina
Munari, Luiz Americo de Souza
Santos Filho, Gildo Magalhaes dos
Silva, Fernanda Fernandes da
Título em português
John Ruskin e o desenho no Brasil
Palavras-chave em português
Arte
Educação
Resumo em português
O assunto principal do critico de arte inglês do século XIX John Ruskin foi uma teoria da percepção cujo objetivo era o ensino do desenho para a sociedade industrial. No século XIX o ensino do desenho era considerado uma politica industrial, e no Brasil não foi diferente. A vinda da família real ao país deflagrou o nosso primeiro projeto de industrialização com base no ensino do desenho. A Missão Francesa veio fundar aqui duas escolas, uma para as artes liberais e outra para as artes Mecânicas. O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro foi fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Bethencourt da Silva. Rui Barbosa foi sócio honorário do Liceu e leitor de John Ruskin. Muitas das idéias de Ruskin estão presentes no método de ensino do desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
Título em inglês
John Ruskin and the teaching of design in Brazil
Palavras-chave em inglês
Art
Education
Resumo em inglês
John Ruskin wrote about painting, architecture, political economy, geology, religion and nature. His intention was to relate these subjects to a logic he assumed exists in nature. Different things constructing harmony, a natural order. He lived in the so called Industrial Revolution period and his writings were to propose a natural logic to modern society. In this mater, the teaching of design appeared as an industrial policy. These thoughts belonged to the Brazilian first industrial policy . Rui Barbosa used Ruskin´s logic to create the Teaching Reform Policy and to talk about the teaching of design in the Arts and Crafts School of Rio de Janeiro.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Amaral_tese.pdf (5.80 Mbytes)
Data de Publicação
2009-05-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.