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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2005.tde-06012006-205757
Documento
Autor
Nome completo
Silvia Helena Facciolla Passarelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Zahn, Carlos Eduardo (Presidente)
Alves, Luiz Roberto
Marx, Murillo de Azevedo
Rodrigues, Marly
Ronca, Jose Luiz Caruso
Título em português
Proteção da paisagem ferroviária: memória e identidade do bairro Estação São Bernardo (atual Santo André, SP)
Palavras-chave em português
identidade urbana
patrimônio cultural
política pública
salvaguarda
Resumo em português
Desde os anos 1980, tem sido freqüente a adoção de práticas de valorização e recuperação do patrimônio cultural como meio de reabilitação de espaços urbanos degradados, visando a revitalização dos centros urbanos, através da reinserção de edifícios e conjuntos de valor histórico no cotidiano da cidade por meio de novos usos, adotando um novo paradigma de desenvolvimento que se contrapõe às práticas de renovação urbana. Também no município de Santo André a gestão pública tem buscado alternativas de valorização da memória e do patrimônio cultural desde os primeiros anos da década de 1990, parte de um processo que dez anos atrás havia se iniciado por meio de debates públicos sobre a salvaguarda do patrimônio, amplamente registrados pela imprensa escrita local. No entanto, embora as diretrizes de desenvolvimento econômico e social da administração local enfatizem a importância do resgate da memória como afirmação da identidade local, os elementos urbanos remanescentes da paisagem do antigo Bairro da Estação de São Bernardo não têm recebido atenção adequada das políticas de desenvolvimento urbano pelo desconhecimento do valor de inúmeros edifícios e logradouros espalhados na cidade ou mesmo por falta de instrumentos legais para a preservação. Esta tese propõe como hipótese de trabalho afirmar que há permanência de remanescentes da memória fundadora da paisagem do 'povoado-estação' que se formou ao redor da estação Santo André que merecem ser identificados, valorizados e protegidos, conforme estabelecem as cartas e resoluções de congressos e seminários internacionais de proteção do patrimônio cultural. A partir da identificação dos elementos urbanos que se identificam com remanescentes da paisagem ferroviária, este trabalho propõe a realização de uma reflexão sobre as práticas de valorização e preservação do patrimônio ambiental urbano experimentado no município de Santo André e propõe alternativas para a salvaguarda do patrimônio cultural local.
Título em inglês
Protection of the railroad landscape: memory and identity of the bairro São Bernardo Station (current Santo André, SP)
Palavras-chave em inglês
Heritage cultural
local identity
public politics
safeguard
Resumo em inglês
Since the decade of 1980, it has been recurrent the adoption of practices of valuation and recuperation of cultural patrimony as a means of urban spaces renewal aiming at urban centers revitalization, by means of reinsertion of buildings and historical clusters at city’s daily life with new kinds of using, which adopts a development paradigm that is contradictory to urban renewal practices. Also in the municipality of Santo André, the public power has searched for alternatives of memory and cultural patrimony valuation early in the decade of 1990, as part of a process that had been started off ten years ago with public debates about the patrimony safeguard, widely registered by the local press. However, although the social and economical development guidelines of the local administration highlight the importance of the rescue of memory as a local identity’s affirmation, the reminiscent urban elements from São Bernardo´s former ‘Bairro da Estação’ have not been receiving adequate attention by urban development policies for the unfamiliarity with the value of innumerable buildings and public lots spread in the city, or even for the lack of preservation legal tools. This thesis proposes, as work hypothesis, to state that there is permanence of reminiscents of the 'station-town' establishing memory, which has been formed around the train station of Santo André and are worthy of identification, valuation and protection, as it has been stated by documents and resolutions from international congresses and seminars on cultural patrimony protection. From the identification of urban elements that are identified with the railway scape, this work proposes a reflection on the practices of valuation and preservation of the urban environment patrimony experienced in the municipality of Santo André, and proposes alternatives to the safeguard of the local cultural patrimony.
 
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Data de Publicação
2006-08-10
 
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