• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Andréia Bender
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Edmilson Dias de (Presidente)
Dias, Maria Assuncao Faus da Silva
Machado, Luiz Augusto Toledo
Menezes, Wallace Figueiredo
Nascimento, Ernani de Lima
Título em português
Condições Atmosféricas Conducentes a Tempestades Severas e sua Relação com a Urbanização na RMSP
Palavras-chave em português
Ilha de calor urbana
Parâmetros convectivos
Tempo severo
Resumo em português
O potencial aumento da atividade convectiva e da severidade das tempestades proporcionada pela ilha de calor urbana das grandes cidades, já apontado por diversos autores, é verificado através de testes com o modelo BRAMS, em que o esquema TEB é ativado e desativado para dois casos de tempestade. Em seguida, cenários de crescimento da mancha urbana para o ano de 2030 e de aumento da área com construções altas foram utilizados para avaliar o possível aumento na quantidade de precipitação, nos índices de tempo severo e, consequentemente, na severidade das tempestades que podem ocorrer na região. Com os métodos de planejamento fatorial e separação de fatores, verificou-se que o aumento da mancha urbana é capaz de aumentar a quantidade de chuva sobre a RMSP, indicando que a mudança do uso do solo de rural para o urbano é determinante para este aumento. O aumento da área com construções altas possui uma tendência para causar supressão da chuva. O aumento da mancha urbana é o principal fator gerador de instabilidade e cisalhamento entre os ensaios. O fator de aumento da urbanização vertical causa diferentes impactos entre os dois casos de tempestade, um com aumento e outro com redução da instabilidade. Em ambos os casos a verticalização causa redução do cisalhamento. A interação entre os dois fatores, urbanização horizontal e vertical, gera um aumento da precipitação e um deslocamento maior da tempestade sobre a RMSP, em relação ao cenário atual, porém menor do que ocorreria para o cenário com apenas aumento da mancha urbana.
Título em inglês
Atmospheric Conditions Leading to Severe Weather and its Relationship with Urban Growth at MASP.
Palavras-chave em inglês
Convective parameters
Severe weather
Urban heat island
Resumo em inglês
The potential increase in convective activity and severity, caused by urban heat island effect, is verified with tests using BRAMS model, between cases with and without TEB scheme for two storm cases. Scenarios of future urban area and increase of high buildings area was made to evaluate changes in rainfall, convective parameters, and consequently, in severe weather probability for the study region. Using factorial planning and factor separation methods, it was found that the urban area growth is capable to increase the amount of precipitation, mainly due to the land use change from rural to urban. In the scenario of building heights increasing, it was found a tendency for rainfall suppress. The urban area growth is the major factor contributing to increase atmospheric instability and wind shear. Vertical urban growth causes different impacts between two storm cases, one with an increase and other with a decrease in instability. In both cases there were reductions in wind shear. The interaction between two factors increases the amount of precipitation and the displacement of the storm over MASP, in relation to the current scenario, but less than would occur for the scenario with only urban area growth.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-07-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.