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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-21092016-111508
Documento
Autor
Nome completo
Miriam Martin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Marques, Jane Aparecida (Presidente)
Costa Filho, Bento Alves da
Pedroso, Marcelo Caldeira
Romito, Fatima Guardani
Título em português
Inovação colaborativa em países emergentes: processo de geração de ideias
Palavras-chave em português
Brainstorming
Cooperação
Estudo de caso
Ideação
Inovação
Resumo em português
Este estudo se propõe a identificar os fatores que permitam melhorar a etapa de geração de ideias de um processo de inovação. A partir de um estudo de caso, de um dos processos de inovação executado pela empresa DuPont na América Latina, busca-se entender quais aspectos influenciam a etapa de geração de ideias no que se refere aos métodos utilizados e aos participantes envolvidos, de forma a identificar sugestões e melhorias para essa etapa do processo de inovação nesta empresa. No âmbito das ideias para a inovação, pesquisadores indicam que a preocupação das empresas é pela ideia excepcional, pois se sabe que, na fase de geração de ideias, o objetivo principal é gerar, capturar e selecionar a melhor ideia, aquela que pode se tornar mais lucrativa. A empresa estudada utilizou o processo de inovação denominado Emerging Markets Growth Initiatives (EMGI), implantado em 2003 e com a participação principalmente de funcionários na etapa de geração de ideias, durante doze anos, e que obteve sucesso em algumas inovações desenvolvidas com a aplicação desse processo. No entanto, com o passar do tempo houve diminuição de ideias inovadoras e, em 2015, esse processo foi substituído por um novo processo de inovação, conduzido pelos Centros de Inovação da organização. A partir do referencial teórico sobre inovação e geração de ideias e da pesquisa empírica de observação direta e de entrevistas em profundidade com uma amostra intencional, não representativa, de participantes desse processo, pode-se concluir que o método aplicado não afetou o desempenho do processo, mas que a repetição dos participantes pode ter sido um limitante após diversos anos de processo. A proteção da propriedade intelectual, que é um fator de vantagem competitiva, foi cuidadosamente observada na inclusão de colaboradores externos (clientes, consultores e acadêmicos). Colaboradores externos foram incluídos com moderação em cada etapa, não havendo consenso entre os respondentes, o que indica que a inclusão de participantes externos deve ser considerada caso a caso, haja vista também as políticas governamentais vigentes para a proteção de propriedade intelectual. Sugere-se engajar um volume maior de colaboradores externos, sendo necessário, entretanto, o aprofundamento nos estudos sobre as melhores práticas para proteger a propriedade intelectual.
Título em inglês
Collaborative innovation in emerging markets: idea generation process
Palavras-chave em inglês
Brainstorming
Case study
Cooperation
Ideation
Innovation
Resumo em inglês
The objective of this research is to identify the factors that may improve the idea generation phase of the innovation process. A case study of one of the innovation process executed by DuPont in Latin America was the basis to understand which aspects influence the idea generation phase, regarding methods applied and participants involved, with the purpose to identify suggestions and improvements to this step of the innovation process in this company. In the subject of ideas for innovation, researchers point out that companies' main concern is to find the exceptional idea, because is known that in the idea generation phase, the main objective is to generate, capture and select the best idea, the one that may become the most profitable. The company studied executed the Emerging Markets Growth Initiatives (EMGI) process, implemented in 2003, mainly with company's employees in the idea generation phase, during twelve years, and it was able to develop some successful innovation with this process. However, after some time, a reduction in innovative ideas was identified and, in 2015, this process was replaced by a new innovation process, led by the company Innovation Centers. From the theorical framework about innovation and idea generation in conjunction with an empiric research and in-depth interviews with an intentional sample, non-representative, of this process' participants, it was concluded that the method applied for idea generation did not interfere in the performance of the process, but the repetition of participants might have limited the process after several years of execution. The intellectual property protection, a factor of competitive advantage, was carefully evaluated when of the opening to external participantes (customers, consultants and academics). They were included with moderation in each step of the process, there was no consensus among the interviewees, indicating the inclusion of external participants should be considered case by case, evaluating also the current government policies regarding protection of intellectual property. It is suggested to include a higher volume of external colaborators, being needed, however, further studies about the best practices to protect the intellectual property.
 
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CorrigidoMiriam.pdf (1.28 Mbytes)
Data de Publicação
2016-09-27
 
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