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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2018.tde-18012018-161007
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Müller Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Pedroso, Marcelo Caldeira (Presidente)
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias
Plonski, Guilherme Ary
Serra, Fernando Antonio Ribeiro
Título em português
Inovação de modelo de negócios: a entrada da Natura no formato multicanal
Palavras-chave em português
Concorrência
Inovação
Modelo de negócio
Resumo em português
Após anos desfrutando de vantagens competitivas frente a seus competidores por meio de seu canal de venda direta, a Natura começa a sofrer com a concorrência cada vez mais acirrada. O objetivo desse trabalho é, através do estudo de caso da Natura, avaliar como surge a necessidade de mudança do modelo de negócios e como ela pode ser implantada. Através de entrevistas com colaboradores da empresa e da revisão da literatura tornou-se possível mapear as fragilidades e oportunidades do processo de transformação da Natura em um modelo multicanal (com pretensão de tornar-se omnichannel), bem como torna-se claro as vantagens de utilização das novas ferramentas de modelagem em inovação de negócios.
Título em inglês
BUSINESS MODEL INNOVATION: THE ENTRY OF NATURA IN MULTI-CHANNEL
Palavras-chave em inglês
Business model
Competition
Innovation
Resumo em inglês
After years of enjoying competitive advantages in front of its competitors through its direct sales channel, Natura begins to suffer from the increasingly fierce competition. The objective of this work is, through the Natura case study, to assess how the need of changing business model arises and how it can be implemented. Through interviews with company employees and literature review it has become possible to map the weaknesses and opportunities of Natura's transformation process into a multi-channel model (with the intention of becoming omnichannel), as well as the advantages of new modeling tools in business innovation.
 
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CorrigidoRicardo.pdf (7.45 Mbytes)
Data de Publicação
2018-01-30
 
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