• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-09122019-172409
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel de Moraes Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Vidal, Luciane Meneguin Ortega (Presidente)
Fleury, André Leme
Luppe, Marcos Roberto
Morgado, Maurício Gerbaudo
Título en portugués
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
Palabras clave en portugués
Design participativo
Design thinking
Inovação
Laboratório
Varejo
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um guia do caminho a ser percorrido para a concepção de futuros laboratórios de inovação setoriais, a partir de um estudo de caso sobre o processo de concepção do Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executado com o apoio de uma consultoria especializada em gestão da inovação. O estudo apresenta todas as etapas percorridas para a estruturação do Laboratório, que envolveram 50 entrevistas em profundidade com especialistas e com representantes do varejo, visitas de observação em 07 lojas conceitos e ambientes promotores de inovação para o segmento, a realização de um workshop de design participativo e um workshop de refino para planejamento das atividades que seriam oferecidas pelo Laboratório. Este trabalho contempla uma revisão teórica sobre o conceito de inovação, tanto fechada quanto aberta, sobre a metodologia de Design Thinking e suas principais ferramentas (como a criação de personas e a construção de mapas da empatia), sobre a abordagem do Design Participativo e, finalmente, sobre o Varejo e sua evolução no relacionamento com os consumidores. O estudo apresenta uma análise dos resultados obtidos durante o primeiro ciclo de atividades do Laboratório de Inovação do Varejo, iniciado a partir da inauguração do espaço físico. Contando com espaço de co-working para startups, salas de reunião e espaço de eventos, durante o primeiro ciclo o Laboratório desenvolveu 34 atividades nos mais diversos formatos com temas relevantes para favorecer a competitividade do setor por meio da inovação. Ao final do primeiro ciclo, as atividades impactaram diretamente mais de 2500 empresários e profissionais do varejo, que representam mais de 320 empresas.
Título en inglés
Retail innovation lab: a case study from conceiving to the first cycle of activities
Palabras clave en inglés
Design thinking
Innovation
Laboratory
Participatory design
Retail
Resumen en inglés
The present study aims to develop a guide of the way to be followed for the design of future sector innovation laboratories from a case study on the design process of the Retail Innovation Lab, a project of the Brazilian Agency for Industrial Development (ABDI) executed with the support of a consultancy specialized in innovation management. The study presents all the steps taken to structure the Laboratory, which involved 50 depth interviews with specialists and retail representatives, observation visits in 07 concept stores and environments that promote innovation for the segment, a participatory design workshop and a refining workshop to plan the activities that would be offered by the Laboratory. This work contemplates a theoretical revision on the concept of innovation, both closed and open, on the methodology of Design Thinking and its main tools, as the creation of personas and the construction of empathy maps, on the approach of Participative Design and, finally , on Retail and its evolution in the relationship with consumers. The study presents an analysis of the results obtained during the first cycle of activities of the Retail Innovation Lab, initiated from the inauguration of the physical space. Counting on co-working space for startups, meeting rooms and event space, during the first cycle the Laboratory developed 34 activities in the most diverse formats with relevant themes to favor the competitiveness of the sector through innovation. At the end of the first cycle, the activities impacted directly more than 2500 business owners and retail professionals, representing more than 320 companies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CorrigidoDaniel.pdf (4.69 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-12-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.