• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2019.tde-31052019-164154
Documento
Autor
Nome completo
Rossana Filetti Soranz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Kruglianskas, Isak (Presidente)
Coêlho Junior, Pedro Jaime de
Gomes, Clandia Maffini
Hourneaux Junior, Flávio
Título em português
Diversidade e inovação: um estudo sobre as práticas de gestão da diversidade e a relação com a percepção de desempenho em inovação
Palavras-chave em português
Desempenho em inovação
Diversidade
Inovação
Práticas de gestão da diversidade
Resumo em português
O objetivo principal desse estudo é identificar se há relações entre as práticas da gestão de diversidade e a percepção de desempenho em inovação, sob a moderação de três variáveis: o tamanho da empresa, a origem do capital e o setor em 133 empresas brasileiras. Há suporte que justifica a relação entre a diversidade e a inovação, no que diz respeito à composição demográfica organizacional (Yang, & Konrad, 2011), mas não há consenso e nem estudos empíricos quantitativos sobre as práticas de gestão da diversidade e a percepção de desempenho em inovação. Os resultados identificaram que as práticas de gestão da diversidade influenciam positivamente e explicam em 45% a percepção de desempenho em inovação. Porém, algumas práticas possuem maior influência do que outras, como os grupos de suporte e a integração. Ainda, a pesquisa identificou que o tamanho da empresa, o setor e a origem do capital são variáveis que moderam essa relação de influência das práticas de gestão da diversidade e a percepção de desempenho em inovação. Além disso, a moderação é mais forte em empresas de médio e pequeno porte do que as de grande porte, é mais forte no setor da indústria do que no setor de serviços e nas empresas de capital misto e privado é mais forte do que nas estatais.
Título em inglês
Diversity and innovation: a study on diversity management practices and the relationship with perception of performance in innovation
Palavras-chave em inglês
Diversity
Diversity management practices
Innovation
Performance Innovation
Resumo em inglês
The objective of this study is to identify whether there is a relationship between the diversity management practices and the performance perception in innovation, under the moderation of three variables: the size of the company, the source of capital and the sector in 133 Brazilian companies. There are supports that justify the relationship between diversity and innovation with respect to organizational demographic composition (Yang, & Konrad, 2011), but there is no consensus and no quantitative empirical studies on the diversity management practices and perception of performance in innovation. The results identified that the practices of diversity management explain in 45% and influence positively the perception of performance in innovation, being that, some practices have greater influence than others, such as support groups and integration. Moreover, the research identified that the size of the company, the sector and the origin of capital are variables that moderate this relationship of influence of the diversity management practices and the perception of performance in innovation. Yet, moderation is stronger in medium- to small-sized firms than in large ones, it is stronger in the industry than in the services sector and in mixed and private equity firms stronger than in state-owned enterprises.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CorrigidoRossana.pdf (2.77 Mbytes)
Data de Publicação
2019-06-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.