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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2010.tde-30112010-162845
Document
Auteur
Nom complet
Robson Quinello
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Nascimento, Paulo Tromboni de Souza (Président)
Bido, Diogenes de Souza
Queiroz, Ana Carolina Spolidoro
Torres Junior, Alvair Silveira
Yu, Abraham Sin Oih
Titre en portugais
Inovação e melhoria nas facilidades e desempenho operacional
Mots-clés en portugais
Ambiente organizacional
Criatividade
Desempenho organizacional
Resumé en portugais
Diversos autores apontam a inovação como uma atividade crítica para todas as empresas inseridas num contexto concorrencial, pois ela orienta a estratégica da empresa, direciona a alocação de recursos e influencia os indicadores de desempenho. Como os altos investimentos em P&D não são suficientes para assegurar o sucesso de seus produtos, o diferencial competitivo das organizações não estaria relacionado apenas às grandes diferenças de conhecimento tecnológico, mas a maneira como cada uma delas aperfeiçoa os seus processos internos para implementar um novo produto. Esta condição reforça o papel das áreas funcionais periféricas, na construção de um ambiente inovador, não apenas modificando o desempenho da organização, mas também o impulsionando. Mas como será a participação dessas áreas, por exemplo, as de facilidades (termo traduzido do anglo-saxão facilities management), que estão fora do eixo tradicional de P&D, nesse ambiente inovador? Elas inovam? Como suas inovações afetam o desempenho das empresas? O objeto de estudo da tese consistiu na caracterização das inovações e melhorias em facilidades e os impactos no desempenho das organizações. A hipótese principal foi que as inovações em facilidades afetariam diretamente a eficiência operacional e esta, por sua vez, os desempenhos financeiros, ou seja, as inovações em facilidades seriam intermediárias na obtenção dos resultados das operações. A pesquisa foi descritiva-relacional, quantitativa e qualitativa, utilizando triangulação metodológica. Os resultados foram obtidos por meio de casos coletados em campo durante a fase empírica, estudo de caso único e por questionários semiestruturados. Foram inquiridos 163 profissionais da área e analisadas 220 mudanças técnicas e organizacionais em facilidades, entre os anos de 2007 e 2010. Esperou-se com essa tese aprofundar os estudos da dinâmica das inovações e melhorias em facilidades; estender a teoria da inovação por meio da investigação das em facilidades e avançar na discussão do papel delas no desempenho organizacional, dando um novo significado à gestão de facilidades dentro da área de Operações. Os resultados da tese apontaram que as mudanças técnicas e organizacionais nas facilidades constituem melhorias e inovações que impactam principalmente os fatores de eficiência operacional - produtividade e meio ambiente e, indiretamente, os financeiros - lucro. Todavia, numa análise fatorial, pode-se notar a formação de conglomerados específicos chamados aqui de inovações e melhorias em facilidades para apoio à produtividade, sustentabilidade, qualidade e rentabilidade. Esses grupos indicam que as melhorias e inovações geradas em facilidades são oriundas de intensa relação entre parceiros, busca contínua pela redução de custos e aumento do ciclo de vida dos ativos e das infraestruturas de apoio das organizações. Constataram-se diferenças na composição, na dinâmica e no propósito dessas inovações e melhorias, revelando assim que as estratégias e gestões para o desenvolvimento e implantação dessas mudanças, nesses ambientes, não são iguais aos recomendados pelas teorias correntes. As mudanças técnicas e organizacionais encontradas foram adotadas, na sua maioria, em caráter informal e tácito, gerando indiretamente novos serviços e produtos em facilidades, além de aprendizado infraestrutural. O grau de novidade variou de melhorias contínuas à inovações incrementais e raramente radicais.
Titre en anglais
Innovation and improvement in facilities and operational performance
Mots-clés en anglais
Continuous improvement
Facilities
Innovation
Operational performance
Resumé en anglais
Several authors place the innovation as a critical activity for all companies included in a competitive environment because it supports the strategic direction of the company, directs the allocation of resources and influences the performance of the indicators. As the high investments in R & D are not sufficient to ensure the success of its products, the competitive advantage of organizations would not be related only to large differences in technological knowledge, but how each one improves your internal processes to implement a new product. This condition strengthens the assumption that the role of peripheral functional areas, the construction of an innovative, can not just change the organization's performance, but also boost it. But how will the participation of these areas, for example, the facilities management, which are outside the traditional R & D in this innovative environment? Do they innovate? How their innovations affect corporate performance? The subject of the thesis was the characterization of the innovations in facilities and its impacts on performance of organizations. The main hypothesis was that the innovations in facilities would directly affect operational efficiency and this, in turn, financial performance, in other words, the innovations in facilities would be intermediate in obtaining superior results in operations. The research was a descriptive-relational, quantitative and qualitative, using methodological triangulation. The results were obtained from cases collected in the field during the empirical phase and semi-structured questionnaires applied to 163 professionals and 220 innovations and improvements on facilities. It was expected that thesis with further study of the dynamics of innovation in facilities; extend the theory of innovation through research in the facilities and advance the discussion of their role in organizational performance, giving new meaning to the facilities management within Operations field. The results of the thesis showed that the changes and organizational in facilities producing improvements and innovations that impact primarily the factors of operational efficiency: productivity and environment and, indirectly, the financial markets: profit. However, a factor analysis, one could note the formation of specific clusters called here, innovations and improvements in facilities to support the productivity, sustainability, quality and profitability. These groups indicate that improvements and innovations generated by the facilities are artifacts coming from a close relationship between partners, continuous search for lower costs and increase the life cycle of assets and infrastructure in support of the organizations. There were differences in the nature, composition, dynamics and purpose of innovations and improvements, thus revealing that the strategies and management activities for the development and deployment these changes, these environments are not exactly the same as recommended by current theories. The technical and organizational changes found were adopted, mostly in an informal and tacit way, indirectly generating new services and products in facilities, and infrastructural learning. The degree of novelty varied from the continuous improvements to the incremental innovations, and, rarely, to radical.
 
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RobsonQuinello.pdf (2.82 Mbytes)
Date de Publication
2010-12-02
 
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  • QUINELLO, R., e NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza. O Processo de Inovação sob o Enfoque Institucionalista: um Estudo Etnográfico na Gestão de Facilidades de uma Montadora do Estado de São Paulo. RAI : Revista de Administração e Inovação [online], 2009, vol. 6, p. 5/1-28. Dispon?vel em: http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1.
  • QUINELLO, R., and Nascimento, P.T.S. INNOVATION AND IMPROVEMENT IN FACILITIES MANAGEMENT AND ITS IMPACTS ON BRAZILIAN COMPANIES. Revista Eletrônica Gestão e Serviços [online], 2013, vol. 3/4, p. 545-559. Available from: http://https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/REGS/article/view/3740.
  • NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza, et al. The Case of Magneti Marelli Brazil: Endogenous and Exogenous Factors In Local Dominant Technology Development. In PICMET Conference 2009, Portland, OR, USA, 2009. Proceedings of the PICMET 2009.Portland, OR, USA : PICMET - Portland International Center for the Management of Engineering and Technology, 2009.
  • QUINELLO, R., e NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza. Caracterização preliminar da inovação na gestão de facilidades industriais: novas perspectivas com a aplicação do extended case method. In XI Simpósio de administração da produção, logística e operações internacionais - SIMPOI 2008, São Paulo, 2008. SIMPOI 2008 - ANAIS.São Paulo : FGV EAESP, 2008.
  • QUINELLO, R., e NASCIMENTO, Paulo Tromboni de Souza. Repaginando um Elo de Operações: Breve História da Gestão de Facilidades, Prováveis Origens e Desenvolvimento da Atividade no Âmbito Organizacional. In XI SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, São Paulo, SP, 2008. Anais do SIMPOI 2008.São Paulo, SP : Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2008.
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