• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2008.tde-30092008-184703
Document
Auteur
Nom complet
Franciane Freitas Silveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Sbragia, Roberto (Président)
Rabechini Junior, Roque
Yu, Abraham Sin Oih
Titre en portugais
As práticas de comunicação em projetos globais de desenvolvimento de produtos em empresas multinacionais brasileiras
Mots-clés en portugais
Administração de projetos
Comunicação na administração
Empresas multinacionais
Projetos de produtos
Resumé en portugais
Os projetos globais de desenvolvimento de produtos passam pelas áreas de conhecimento da gestão tradicional de projetos e, adicionalmente, demandam maior atenção de diversos aspectos inerentes ao ambiente global, tais como: coordenação e controle; construção de confiança e cooperação entre as equipes dispersas geograficamente. Outro tema especialmente importante nesse contexto é o processo de comunicação que se torna bastante crítico à medida que os recursos tradicionais de comunicação em projetos (reuniões face-a-face, comunicação não-verbal, visualização do trabalho in loco, entre outros) passam a ser limitados e/ ou substituídos por outros baseados em meios eletrônicos (videoconferência, emails, mensagens instantâneas, entre outros). O objetivo desta pesquisa foi o de mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais e analisar se essas práticas variam de acordo com o tipo e com algumas características do modelo de gestão dos projetos. A unidade de análise escolhida foram os projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e o método de pesquisa, o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a freqüência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. Mas a distância por si só, apesar de impor desafios adicionais, não causa necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação que formam as bases para os projetos acontecerem de forma dispersa. O estudo permitiu concluir que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função do tipo de projeto e de algumas características de gestão deles. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, verificou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de forma improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.
Titre en anglais
The practice of communication in global development projects of products in Brazilian multinational corporations
Mots-clés en anglais
Administration of projects
Communication in the administration
Multinational corporations
Projects of products
Resumé en anglais
Global new product development projects go through the traditional knowledge areas of project management, and additionally they demand more attention related to the global environment aspects, such as coordination and control, and trust building and cooperation between geographically dispersed teams. Another important theme in this context is that the communication process becomes critical, as traditional communication resources employed in projects (face-to-face meeting, nonverbal communication, in locus work visualization, among others) undergo constraints or are replaced by those based upon electronic means (video conference, email, instant message). This research aimed to identify the communication practices applied to global projects and analyze whether these practices vary across some project characteristics and its management model. The unit of analysis adopted was the global new product development projects undertaken by Brazilian multinational companies, and the research method employed was the case study. The findings showed that the communication frequency in global projects diminishes as the physical distance increases. Athough it represents additional challenges, the distance itself does not cause communication problems. This is due to the support of electronic communication tools that create the basis over which projects are dispersedly held. This study allowed me to conclude that the use of communication practices along with the importance paid to them, vary according to the project type and some characteristics of its management. In spite of the variations, it has been also identified that communication practices are not used in projects in a standard way. On the contrary, these practices are employed in an improvised and contingent manner, and they are not planned since the beginning of the project.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-10-02
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • SILVEIRA, Franciane, e SBRAGIA, Roberto. Communication practices in global product development projects of Brazilian multinational firms. Revista de Administração da Universidade de São Paulo [online], 2010, vol. 45, n. 2, p. 142-155. [acesso 2011-11-05]. Disponível em : <http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=1392>
  • SILVEIRA, Franciane, e SBRAGIA, Roberto. Communication practices in global product development projects of brazilian multinational firms. In NTERNATIONAL ASSOCIATION FOR MANAGEMENT OF TECHNOLOGY - , 2009, (IAMOT) [online], 18, Orlando, 2009. [acesso 2011-11-05]. Disponível em : <www.cspo.org/library/year/?action=getfile>
  • SBRAGIA, Roberto, et al. Gestão de Projetos Globais em Multinacionais Brasileiras. In FLEURY, Afonso. Gestão Empresarial para a Internacionalização das Empreas Brasileiras. Organizador. 1 ed.. São Paulo : Atlas, 2010. cap. 6. p. 60-78.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.