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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.12.2009.tde-30062009-161308
Document
Auteur
Nom complet
Sergio Luis Stirbolov Motta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Mattar, Fauze Najib (Président)
Farias, Salomão Alencar de
Gouvea, Maria Aparecida
Serralvo, Francisco Antonio
Toledo, Geraldo Luciano
Titre en portugais
Estudo sobre segmentação de mercado consumidor por atitude e atributos ecológicos de produtos
Mots-clés en portugais
Análise multivariada
Atitudes
Produtos - Aspectos ambientais
Segmentação de mercado
Resumé en portugais
Este estudo pretendeu verificar se a combinação das variáveis atitude e atributos ecologicamente corretos de bens de consumo pode ser utilizada como base para a segmentação de mercado. Para satisfazer a essa proposição, buscou-se, primeiramente, o domínio da teoria disponível sobre os temas a ela relacionados, que serviu de base à pesquisa de campo. Esta teve um caráter quantitativo e foi do tipo descritivo, com método do estudo de campo; utilizou uma amostra não-probabilística por conveniência de estudantes e professores de uma universidade da cidade de São Paulo-SP, que expressaram suas opiniões por autopreenchimento de um instrumento de coleta de dados estruturado e disfarçado. A análise dos dados deu-se através da aplicação de três técnicas multivariadas: Análise Fatorial, Análise de Conglomerados e Análise de Correspondência. A primeira foi bem sucedida em seu propósito principal, já que foi possível reduzir o conjunto de variáveis a dois fatores; os escores fatoriais funcionaram como entradas à Análise de Conglomerados. Esta também foi bem sucedida, pois a grande maioria das simulações realizadas combinando as medidas de similaridade com os métodos de aglomeração gerou conglomerados, o que permitiu responder favoravelmente ao problema de pesquisa; uma das combinações - Quadrado da Distância Euclideana com within groups foi considerada a mais satisfatória e utilizada como base para a próxima técnica, Análise de Correspondência. Esta foi utilizada para perfilar os conglomerados gerados e dar relevância gerencial ao presente projeto; foi parcialmente bem sucedida, pois não pôde ser utilizada para algumas variáveis, dando vez à tabulação cruzada. As considerações finais confirmaram a expectativa do pesquisador quanto à possibilidade de obtenção de conglomerados utilizando concomitantemente as variáveis atitude e atributos ecologicamente corretos de produtos.
Titre en anglais
Study about market segmentation by attitude and consumer good´s ecologically characteristics.
Mots-clés en anglais
Attitudes
Consumer good´s - Ecologically characteristics
Market segmentation
Multivariate data
Resumé en anglais
This study intended to verify if the variable attitude in conjunction with the consumer good´s ecologically characteristics may be used as market segmentation´s basis. To satisfy this proposition, we tried, at first, to know all the available theory about the topics that are related to and also the basis to the field research. It was a quantitative and descriptive one, with a field study method. A non-probabilistic sample of students and teachers was used to explain their opinions by self-administration of a strucured and disguised questionnaire. The data analysis ocurred by the application of three multivariate techniques: Factor Analysis, Cluster Analysis and Correspondence Analysis. The first of them was successfull, whereas it was possible to reduce the set of variables to two factors; the fatorial scores performed as inputs to the Cluster Analysis. This technique was successful too, because the majority of simulations combining similarity measures and aglomeration methods engendered clusters, which permitted an answer favorable to the research problem; one of the combinations Euclidean Square Distance and Withinn Groups was considered the most satisfactory and used as basis to the next technique, the Correspondence Analysis. It was applied to profile the clusters and give a relevance to this paper; it was partly successful, as we couldnt use some variables and it was replaced by Cross Tabulation. The final considerations confirmed the researchers expectation as regard to the possibility of obtain clusters using at the same time the variable attitude and good´s ecologically characteristics.
 
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Date de Publication
2009-07-03
 
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