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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2016.tde-29032016-093455
Documento
Autor
Nome completo
José Eduardo Martins Leoni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Savoia, Jose Roberto Ferreira (Presidente)
Contani, Eduardo Augusto do Rosário
Silva, Fabiana Lopes da
Título em português
Análise dos efeitos momento e contrário no mercado acionário brasileiro
Palavras-chave em português
Efeito contrário
Efeito momento
Eficiência de mercado
Finanças
Mercado acionário
Resumo em português
O trabalho tem como objetivo identificar a existência do efeito momento, de comprar ações com alto desempenho relativo no passado e vender as de baixo desempenho relativo no passado, e do efeito contrário, de comprar ações com baixo desempenho relativo no passado e vender as de alto desempenho relativo no passado. A análise considerou 662 ações negociadas na BM&FBOVESPA entre julho de 1994 e junho de 2015, considerando quatro períodos de formação (3, 6, 9 e 12 meses) e seis de manutenção (3, 6, 9 e 12, 18 e 24 meses) das carteiras. A metodologia adotada para o efeito momento utiliza a abordagem de Jegadeesh e Titman (1993) e, para o efeito contrário, optou-se por De Bondt e Thaler (1985). A partir da identificação das carteiras vencedoras e perdedoras, passou-se a calcular as diferenças dos retornos acumulados mensais com uma janela móvel para expurgar o viés de seleção. Das 24 estratégias analisadas, verificou-se que apenas uma não apresentou significância para o efeito momento e rejeitou-se a hipótese de existência do efeito contrário. Constatou-se o efeito momento em 23 estratégias, sendo que duas apresentaram desempenho médio mensal superior ao Ibovespa no mesmo período, nas carteiras "12x3" e "9x6", respectivamente, de 1,60% e 1,48%. As principais contribuições do trabalho foram a adoção de uma carteira móvel para a avaliação do desempenho das carteiras, o amplo período utilizado na análise e o grande número de ativos, o que proporciona maior robustez aos resultados encontrados.
Título em inglês
Analysis of momentum and contrarian effects in the Brazilians stock market
Palavras-chave em inglês
Contrarian effect
Finance
Market efficiency
Momentum effect
Stock market
Resumo em inglês
The work aims to find momentum effect, that buys stocks with relative high return in the past and sells stocks with relative poor return in the past, and the contrarian effect, that buys stocks with relative poor return in the past and sells stocks with relative high performance in the past. The analysis included 662 stocks traded on BM&FBOVESPA between July 1994 and June 2015, considering four formation periods (3, 6, 9 and 12 months) and six holding periods (3, 6, 9 and 12, 18 and 24 months) for the portfolios. The methodology adopted for momentum effect uses the theory of Jegadeesh and Titman (1993) and the contrarian effect uses De Bondt and Thaler (1985) theory. From the identification of winners' portfolios and losers' portfolios, it was calculated the differences in monthly cumulative returns with a rolling window to purge the selection bias. Of the 24 strategies analyzed, it was found that only one has no significance for momentum effect, and the hypothesis of contrarian effect was rejected. Momentum effect was found in 23 strategies, and two had average monthly performance superior to Ibovespa in the same period in the "12x3" portfolios and "9x6" portfolios, respectively, 1.60% and 1.48%. The main contributions of this study was to adopt a rolling window for evaluating the performance of the portfolios, the extended period used in the analysis and the large number of stocks, which provides greater robustness to the results found
 
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Data de Publicação
2016-04-04
 
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