• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-28072008-224558
Documento
Autor
Nombre completo
Cinthia Moreira Pfannemuller
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de (Presidente)
Arruda, Maria Cecilia Coutinho de
Pereira, Raquel da Silva
Título en portugués
A inserção de princípios éticos na gestão empresarial
Palabras clave en portugués
Desempenho organizacional
Ética
Ética empresarial
Gestão ética
Responsabilidade social
Resumen en portugués
A ética empresarial já tem se consolidado como área de estudo, bem como elemento para gestão e tomada de decisões estratégicas nas organizações. Em tempos de globalização, diversidade e responsabilidade social, torna-se premente adotar posturas mais corretas nas relações pessoais, na política e nos negócios. O objetivo desta dissertação é descrever, por meio de um estudo de caso, como as organizações empresariais podem inserir princípios éticos na formulação de suas estratégias e na gestão de seus negócios. Para validação, a análise do caso conta com uma revisão teórica que recorre aos fundamentos filosóficos da ética, à aplicação do conceito de ética à atividade empresarial de acordo com o propósito organizacional. A fundamentação teórica contempla, ainda, a inserção de princípios éticos na gestão e estratégias de negócios e sua relação com o desempenho organizacional.
Título en inglés
Insertion of ethical principles in business mangement
Palabras clave en inglés
Business ethics
Ethical principles
Ethics
Organizational performance
Social responsibility
Resumen en inglés
The Business ethics has already been consolidated as a study area, as well as an element for management and strategic decision-making process in organizations. In times of globalization, diversity and social responsibility, it becomes essential to adopt better attitudes in the personal relations, politics and businesses. The objective of this thesis is to describe, through a case study, the process of how organizations have been inserting ethical principles in the management and strategies formulation. The analysis of the case counts on a theoretical revision that appeals to the philosophical beddings of the ethics, to the application of the concept of ethics to the business activity according to the organizational purpose. The revision also contemplates the business-oriented insertion of ethical principles in the management and strategies and its relation with the organizational performance.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Capa_dissertacao.pdf (57.80 Kbytes)
Texto_Dissertacao.pdf (460.91 Kbytes)
Fecha de Publicación
2008-08-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.