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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-27082013-182701
Documento
Autor
Nome completo
Cely Ades
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Plonski, Guilherme Ary (Presidente)
Campanario, Milton de Abreu
Ghobril, Alexandre Nabil
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Torkomian, Ana Lúcia Vitale
Título em português
Modelo de difusão da inovação para instituto de pesquisa no Brasil
Palavras-chave em português
Administração de inovações tecnológicas
Cooperação tecnológica
Institutos de pesquisa
Transferência de tecnologia
Resumo em português
A proposta de criação de um modelo de difusão da inovação para institutos de pesquisa públicos no Brasil sugere que o inter-relacionamento de instituições de pesquisa e empresas pode ocorrer de maneira diferente da que vem sendo observada na prática. Os NITs são questionados como modelo único para gerir a política de inovação dos institutos de pesquisa para promover a transferência de tecnologia e interação com empresas. Com o objetivo de alavancar o desenvolvimento científico, por meio do aumento da quantidade gerada de produtos e serviços inovadores e do fluxo de conhecimento produzido e transferido para a sociedade, sugere-se que a estratégia de difusão da inovação para institutos de pesquisa pode ocorrer com maior eficiência da que ocorre atualmente. A compatibilização entre a produção, oferta e demanda do conhecimento científico por parte de institutos de pesquisa públicos no Brasil e empresas se dá pela multiplicidade de opções estratégias, como sugerida pela abordagem sistêmica, e com portfólio de modelos de negócios associados. Uma estrutura multicanais de distribuição pode contribuir com a eficiência da difusão da inovação por incorporar funções antes desenvolvidas por componentes da estrutura de canais nem sempre ágeis e/ou com competências específicas para gerir a inter-relação com empresas. Foi utilizada a grounded theory como metodologia que, para a categorização e posterior codificação axial, teve como base 63 fontes de dados, sendo 21 entrevistas e 42 palestras, resultado a criação de modelo teórico para difusão da inovação em institutos de pesquisa públicos no Brasil.
Título em inglês
Innovation diffusion model for public research institute in Brazil
Palavras-chave em inglês
Research institute
Technology cooperation
Technology innovation management
Technology transfer
Resumo em inglês
The proposed innovation diffusion model for public research institutes in Brazil suggests that the inter-relationship of research institutions and enterprises can occur differently from what has been observed in practice. More often than rare, one has been questioning NITs primacy on managing innovation policy research institutes to promote technology transfer and interaction with companies. Aiming to leverage the scientific development, by increasing the throughtput of innovative products and services and the flow of knowledge produced and transferred to the society, it is suggested that innovation diffusion strategy for research institutes can occur with higher efficiency than currently occurs. The compatibility between the production, supply and demand of scientific knowledge on the part of public research institutes and companies in Brazil is due to the multiplicity of possible strategies, as suggested by the systemic approach, portfolio and associated business models. A multichannel distribution structure can contribute to the efficiency of innovation diffusion by incorporating functions previously performed by components of channels not always agile and / or with specific skills to manage the relationship with companies. This study is based on the grounded theory as its methodology. For categorization and posterior axial coding purposes, it were used 63 data sources, being 21 interviews and 42 lectures, and as a result it was possible to elaborate a theoretical model for innovation diffusion for research institutes public in Brazil.
 
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CelyAdesVC.pdf (2.41 Mbytes)
Data de Publicação
2013-09-05
 
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