• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2010.tde-27082010-110845
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa Gabas Garran
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Ikeda, Ana Akemi (Presidente)
Cardoso, Onésimo de Oliveira
Costa, Carlos Roberto Zibel
Romeiro, Maria do Carmo
Scare, Roberto Fava
Título en portugués
Cultura e posicionamento internacional de marcas de serviços
Palabras clave en portugués
Cultura
Internacionalização de empresas
Marcas
Posicionamento
Resumen en portugués
O consumo, em sua visão mais simplista, representa a busca pelo conforto, prazer e segurança. As marcas são atores fundamentais neste processo, pois assumem o papel de identificação e diferenciação de produtos, auxiliando o consumidor no momento da decisão de compra, ajudando-o a escolher e reduzindo-se a insegurança gerada no momento de se optar por uma marca em detrimento de outra. Portanto, a gestão de marcas, ou branding, possui importância inquestionável no marketing das organizações, desde a concepção e o desenvolvimento de um produto até as estratégias de comunicação deste. Após a globalização, o mundo passou a sofrer um processo de perda de fronteiras geográficas e, em certo sentido, culturais, o que implicou em novos rumos para praticamente todos os negócios. Como resultado, um dos principais desafios da globalização para as empresas envolve a decisão sobre o posicionamento de suas marcas em mercados externos, atendendo, ao mesmo tempo, as diferenças culturais inerentes a cada região, sem, no entanto, descaracterizar a identidade essencial da marca. Portanto, o presente trabalho objetiva analisar o posicionamento internacional de marcas de serviços sob o enfoque das divergências culturais locais. Para o alcance do objetivo proposto realizou-se a revisão da literatura relativa ao tema de gestão de marcas, posicionamento internacional e cultura. Como esta revisão não foi suficiente para responder ao problema da tese, fez-se necessária a realização de uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e qualitativa, com utilização do método do estudo de caso. O setor bancário foi escolhido para a pesquisa de campo, feita por meio da realização de dois estudos de caso relativos aos bancos Itaú e Santander. Objetivou-se conhecer como um banco brasileiro (Itaú) procedeu em seu processo de internacionalização da marca em países estrangeiros, e, por outro lado, compreender também como um banco estrangeiro (Santander) implementou suas operações no Brasil, com enfoque na gestão de sua marca à luz dos aspectos culturais brasileiros. A análise dos resultados foi feita primeiramente de forma individual para cada caso e, posteriormente, de forma comparativa, à luz do embasamento teórico previamente realizado. Os resultados da tese indicam que é possível, para as organizações, internacionalizarem suas marcas de maneira adaptativa ao ambiente cultural distinto sem, no entanto, descaracterizarem suas essências e identidades nucleares.
Título en inglés
Culture and placement services international brands
Palabras clave en inglés
Brand
Culture
Internationalization of business
Positioning
Resumen en inglés
Consumption, concisely, represents the pursuit of comfort, pleasure and security. Brands act as essential clues in this process, through the identification and differentiation of products, helping the consumer choose throughout the buying decision process, and making it more comfortable for them, decreasing the insecurity sensation that results from the option for a brand to the detriment of others. Therefore, the brand management, or branding, has unquestionable importance in the context of marketing in organizations, from the conception and development of a product to its communication strategies. After globalization, the world has faced a process of losing its geographic and, to a certain extent, cultural boundaries, implying new ways of making business in almost every market segment. As a result, one of the main globalization challenges for the companies involve all the decisions about positioning of brands in foreign markets, simultaneously corresponding to cultural differences intrinsic to each country, without losing the essential identity of the brand. Therefore, the present thesis aimed to analyze the international positioning of service brands within the context of local cultural divergences. For such a purpose, a theoretical review was carried out, referred to the subject of brand management, international positioning and culture. Once this review was not sufficient to answer the problem of the thesis, a field work was necessary, through an exploratory and qualitative research, using the method of case study. The banking segment was chosen for the investigation, through studying the cases of Itaú Bank and Santander Bank. This phase of the work aimed to understand how a Brazilian bank (Itaú) developed its process of brand internationalization in foreign countries and, on the other side, how a foreign bank (Santander) developed its operations in Brazil, managing its brand in the Brazilian cultural context. The results of the field research were first analyzed individually for each case and, subsequently, in a comparative way, in the light of the theoretical reference. The results of this study indicate that it is possible, for companies, to internationalize their brands, suiting them to the new cultural context without losing their essences and core brand identities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.