• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2010.tde-27082010-093943
Documento
Autor
Nombre completo
Ademar Orsi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Fischer, Andre Luiz (Presidente)
Dutra, Joel Souza
Fleury, Maria Tereza Leme
Hanashiro, Darcy Mitiko Mori
Hipolito, José Antonio Monteiro
Título en portugués
Gestão internacional de pessoas: políticas de recompensas para executivos expatriados por empresas brasileiras
Palabras clave en portugués
Expatriação
Gestão internacional de pessoas
Internacionalização de empresas
Políticas de recompensas
Remuneração
Resumen en portugués
Expostas à concorrência externa intensa com a abertura da economia e a criação do Mercosul, as empresas brasileiras começam a se movimentar mais efetivamente no sentido da internacionalização na década de 1990, culminando, na década seguinte, com uma explosão de iniciativas dessas empresas em busca de novos mercados. Nasce com essa nova realidade, a necessidade de constituir quadros de gestores e especialistas para implantar e gerenciar o empreendimento. É fundamental, portanto, que essas empresas estabeleçam um novo modelo de gestão de pessoas que seja abrangente a esses novos desafios organizacionais. O interesse da pesquisa está no processo que essas empresas empreenderam ou vêm empreendendo, para atingir estágios de satisfação com as políticas de recompensas tanto da empresa como de seus empregados. Conhecer os caminhos percorridos pelas empresas que já consolidaram sua inserção internacional, com seus acertos e erros, significa a possibilidade de pavimentar um terreno para facilitar a adoção de políticas mais adequadas às contingências dos novos empreendimentos. Foi adotado o método de estudo de casos múltiplos, com a participação das empresas Camargo Corrêa e Votorantim, sendo aplicada análise de conteúdo e de acontecimentos cronológicos, coerente com uma concepção longitudinal de estudo. Entre as principais contribuições deste trabalho está a consolidação de uma literatura internacional sobre gestão internacional de recompensas, ressaltada a identificação dos diversos modelos de remuneração adotados e o resgate histórico da sua adoção; a verificação, em uma perspectiva longitudinal, das alterações introduzidas nos modelos de recompensas em designações internacionais pelas empresas brasileiras e a criação de um modelo teórico de referência para gestão das recompensas para expatriados que considera as variáveis interferentes e os pressupostos que fundamentam as decisões. O estudo pode colaborar com as empresas que passam pelo processo de internacionalização na adoção do modelo aplicado mais apropriado ao seu momento.
Título en inglés
International resource management: compensation police for executive expatriate by Brazilian companies
Palabras clave en inglés
Compensation
Expatriation
International human resource management
Internationalization
Resumen en inglés
Exposed to intense external competition, due to the economy opening and the creation of MERCOSUR, the Brazilian companies begun to move more effectively towards internationalization in the 1990s. Therefore, culminating with an explosion of initiatives in the next decade leading businesses to search for new markets. Taking into account this new reality, rises the need to establish frameworks for managers and specialists to deploy and manage the venture. In this regard is crucial that those companies establish a new model of human resources management that is capable to deal with these new organizational challenges. Research interests is based on the process that these companies have undertaken, or comes after, to achieve stages of satisfaction of both, companies and respective employees, related to the policies of rewarding. Knowing the ways the companies went through with has already consolidated its international insertion, considering hits and constraints, means the possibility to pave a plot of land to facilitate the adoption of policies that are more appropriate to the contingencies of new ventures. In this sense, was adopted the method of multiple cases study, with the involvement of companies such as Camargo Corrêa and Votorantim, being applied analyses of content and timing events consistent with a longitudinal study. Among the main contributions of this work is the consolidation of international literature on international management rewards, underlining the identification of various models of compensation adopted as of their history; nonetheless, the verification, in a longitudinal perspective, of changes in models of employees rewards in international assignment and the creation of a theoretical model of management for rewards within expatriates, considering the assumptions and variables interfering and/or underlying such decisions. The study intends to collaborate with companies that pass through these processes of internationalization to adopt more appropriatemodel to their context.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
AdemarOrsiTese.pdf (1.18 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.