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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.12.2009.tde-27032009-113238
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Fernandes Paixão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Silveira, Jose Augusto Giesbrecht da (Presidente)
Chiappin, Jose Raimundo Novaes
Fouto, Nuno Manoel Martins Dias
Marcondes, Renato Leite
Monasterio, Leonardo Monteiro
Título em português
Mercados coloniais: um estudo sobre a integração entre mercados latino americanos e europeus de 1650 a 1820
Palavras-chave em português
Análise de séries temporais
História econômica
Integração econômica
Integração econômica internacional
Mercantilismo
Resumo em português
Se maiores mercados permitem ganhos de especialização, conforme postulado por Adam Smith, o estudo da integração entre mercados ocupa posição central em economia. No contexto histórico tais estudos permitem inferir, a partir de evidência empírica contida em séries de preços, relacionamentos entre diversos mercados e, conseqüentemente, permitem apoiar ou refutar a narrativa histórica tradicional. Apesar do grande número de estudos históricos sobre integração de mercados entre países europeus, e, em menor grau, Estados Unidos e China, a literatura sobre integração entre mercados latino americanos e europeus durante o período colonial é praticamente inexistente. Esta tese estuda, através de técnicas de cointegração, oito produtos (açúcar, trigo, linho, papel, sabão, carne e vinho) e doze mercados (Bolívia, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal) ao longo de até 800 anos. O principal resultado é o fato de o mercado inglês aparecer ao centro do comércio latino americano e mesmo ibérico durante o período colonial. Este resultado suporta a narrativa histórica tradicional que enfatiza a crescente ascendência do contrabando inglês na região. Por outro lado, a evidência empírica aqui demonstrada questiona a validade do chamado pacto colonial e coloca num contexto temporal mais longo os movimentos de independência que eclodiram na região ao final do período.
Título em inglês
Colonial markets: a study of market integration between Latin America and Europe from 1650 to 1820
Palavras-chave em inglês
Economic history
Europe
Latin America
Market integration
Mercantilism
Time series
Resumo em inglês
If larger markets allow gains from specialization, as postulated by Adam Smith, the study of market integration occupies a central position in economics. In the historical context such studies can infer, from evidence contained in price series, relationships between various markets and, consequently, can support or refute the traditional historical narrative. Despite the large number of historical studies on market integration between European countries, and to a lesser extent, the United States and China, the literature on integration between Latin American and European markets during the colonial period is virtually nonexistent. This thesis studies, using techniques of cointegration, eight products (sugar, wheat, linen, paper, soap, meat and wine) and twelve markets (Bolivia, Brazil, Argentina, Chile, Peru, Colombia, England, France, Germany, Italy, Spain and Portugal) over up to 800 years. The main result is the fact that the English market appears to be in the center of trade in Latin America and even in the Iberian Peninsula during the colonial period. This result supports the traditional historical narrative that highlights the growing ascendancy of English smuggling in the region. Moreover, the evidence demonstrated here questions the validity of the so-called "colonial pact" and places the independence movements that erupted in the region at the end of the period in a longer time span.
 
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Data de Publicação
2009-03-31
 
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