• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2004.tde-27012006-215722
Documento
Autor
Nombre completo
Hermes Moretti Ribeiro da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Urdan, Flávio Torres (Presidente)
Carvalho, Dirceu Tornavoi de
Rittner, Mario Celso
Título en portugués
Análise do orçamento de uma amostra de famílias brasileiras: um estudo baseado na pesquisa de orçamentos familiares do IBGE
Palabras clave en portugués
Comportamento do consumidor
Consumo (Padrões)
Orçamento familiar - Brasil
Resumen en portugués
A presente dissertação estuda as influências da renda e de outras variáveis demográficas sobre o orçamento de uma amostra de famílias de onze regiões metropolitanas brasileiras constantes na POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares de 1995/1996, preparada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O referencial teórico discute conceitos de sociedade de consumo de massa, sociedade de consumo no Brasil, modelos de comportamento do consumidor, influências da renda na composição do orçamento familiar e a importância de outras variáveis que influenciam os padrões de consumo de uma família. Por meio de uma metodologia descritiva e quantitativa, é apresentado um conjunto de tabelas e gráficos referentes às categorias de despesa que compõem o orçamento familiar. É analisado o padrão de comprometimento da renda nos diferentes níveis de renda familiar e sugerida uma operacionalização dos conceitos de renda discricionária e não discricionária para a amostra de famílias estudadas. Para fins de apresentação do uso da POF pelos profissionais de marketing, são realizados diversos cortes de análise que podem ser aplicados em estudos de segmentação e determinação do potencial de mercado de um produto ou serviço. O conjunto de análises realizadas sugere que o orçamento familiar e os padrões de consumo são influenciados pela renda familiar. O comportamento das categorias de despesa familiar também varia conforme o nível de renda. Além disso, verifica-se o potencial de aplicação da base de dados POF em estudos mercadológicos, em razão do amplo conjunto de variáveis que detalham o comportamento de consumo da família. Os estudos realizados podem servir como ponto de partida para o cruzamento de dados da POF com edições posteriores, como por exemplo a de 2002/2003, permitindo uma análise de corte longitudinal.
Título en inglés
Analysis of the budget of one sample of Brazilian families: a study based on the research of familiar budgets of IBGE
Palabras clave en inglés
Consumer behavior
Consumption (Patterns)
Familiar budget (Brazil)
Resumen en inglés
This essay studies the influences of income and other demographic variables over the budget of a sample of families living in eleven Brazilian metropolitan regions taking part in the POF (Family Budget Survey) prepared by IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) in the period of 1995/1996. The essay discusses concepts of mass consumption society, consumer market in Brazil, consumer behavior models, income influences composing family budget and the importance of other variables that affect the consumption patterns in a family. Using a quantitative and descriptive methodology, it is presented a set of tables and graphs referring to the expense categories that compose the family budget. It is analyzed the income compromising pattern in different levels of family income and suggested a way to become operational the concepts of discretional and non-discretional income for the sample of families in study. In order to present the use of POF by marketing people, several analysis-cutting were put into practice. They can be applied in segmentation studies and be used to determine the market sales potential of a product or service. The carried out set of analyses suggests that the family budget and the consumption patterns are influenced by the family income. The conduct of the categories of family expenditures also varies according to the income level. Furthermore, we can notice the application potential of the POF data base in marketing studies because of the wide set of variables that details the family consumption behavior. The accomplished studies can be used as a starting-point to cross the POF data with further publications, for example the 2002/2003 publication, allowing a longitudinal analysis-cutting.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-04-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.