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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2015.tde-26112015-160733
Documento
Autor
Nome completo
Fernando de Cesare Kolya
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Saes, Maria Sylvia Macchione (Presidente)
Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
Soares, Selene de Souza Siqueira
Título em português
Luta pela sobrevivência: um modelo de estratégia competitiva para a recuperação de empresas
Palavras-chave em português
Bibliometria
Declínio organizacional
Estratégia organizacional
Turnaround
Resumo em português
A capacidade de uma firma se recuperar de uma fase de declínio é denominada turnaround. Compreender as ações tomadas por empresas que se recuperaram de um período de declínio e as diferenças destas empresas em relação àquelas que faliram é um dos principais objetivos da literatura sobre o turnaround. Contudo, a definição de um modelo geral que pode ser aplicado a qualquer negócio parece ser algo ainda distante para os trabalhos que tratam do assunto. No limite, compreender a passagem do período de declínio para o de recuperação é definir como restaurar a vantagem competitiva de negócios. Estudos mostram que as abordagens dos trabalhos que tratam das vantagens competitivas oscilaram de maneira pendular ao longo das décadas de 1970 a 2000, ora com ênfase nas abordagens externas à firma como a Organização Industrial (OI), ora com abordagens internas como a Teoria Baseada em Recursos (TBR) e Capacidade Dinâmica (CD) ou evidenciando abordagens centrais como a Economia dos Custos de Transação (ECT). Aparentemente os estudos sobre turnaround foram influenciados por esta dinâmica pendular da evolução do conhecimento em estratégia, refletidos nas discussões existentes sobre o que seriam causas estratégicas ou operacionais do declínio das organizações. O presente trabalho propõe primeiramente um estudo bibliométrico a fim de compreender a evolução da literatura sobre o turnaround e as contribuições da literatura sobre estratégia para o tema. A partir da análise qualitativa dos principais trabalhos apontados pelo estudo bibliométrico e da relação destes com as abordagens de estratégia são derivadas proposições para um modelo de estratégia competitiva para o turnaround. Para discutir o modelo e as proposições, é desenvolvido um estudo de caso da Cooperativa Agro Industrial Holambra. Os resultados alcançados indicam caminhos para desenvolvimento de um modelo geral sobre o turnaround de empresas bem como aspectos que devem ser investigados com maior profundidade.
Título em inglês
Struggle for survival: a competitive strategy model for business turnaround
Palavras-chave em inglês
Bibliometrics
Organizational decline
Organizational strategy
Turnaround
Resumo em inglês
The ability of a firm to recover from a declining financial performance is called turnaround. The understanding of the actions taken by such firms and the differences in between them and those that went bankrupt is one of the main goals addressed by the turnaround literature. However, a definition of a general model that can be applied to any business situation seems to be something still distant for research on the subject. Ultimately, understanding the transition from the period of decline to the recovery period is to set how to restore firms competitive advantage. Studies show the papers that address the approaches of competitive advantage, swung like a pendulum over the decades from 1970 to 2000, sometimes with emphasis on the external approaches to the company as Industrial Organization (IO), sometimes with internal approaches such as Resource Based View (RBV) and Dynamic Capacity (DC) or showing central approaches such as Transaction Cost Economics (TCE). Apparently studies about the turnaround were influenced by this pendulum dynamics of the strategy knowledge evolution, reflected, for example, in ongoing discussions about what would be strategic or operational causes of the organizations decline. This paper first proposes a bibliometric study in order to understand the evolution of the literature on the turnaround as well as the contributions of the literature on strategy field for the theme. From the qualitative analysis of the main papers and studies identified by the bibliometric study and their relationship with the strategy approaches, propositions are made for a competitive strategy model for the turnaround. To discuss the model and propositions, a case study is developed on an agribusiness cooperative - "Cooperativa Agro Industrial Holambra". The results achieved indicate paths for general model of development on the turnaround of firms as well as aspects that should be studied in greater depth.
 
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Data de Publicação
2015-12-08
 
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