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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2015.tde-26112015-133325
Documento
Autor
Nome completo
Maks Wilhem Gutierrez Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Polo, Edison Fernandes (Presidente)
Crocco, Luciano
Toledo, Geraldo Luciano
Título em português
Modelo de negócios: teoria e prática: um estudo em empresas de tecnologia
Palavras-chave em português
Administração Estratégica
Estratégia
Negócios - Modelos
Resumo em português
Com suas origens há mais de meio século atrás e um auge experimentado nos últimos 20 anos, "Modelo de Negócios" é um termo frequentemente presente nas conversas tanto acadêmicas quanto corriqueiras. Apesar deste uso massivo, parece existir pouca clareza na compreensão do seu significado em ambas as esferas, dando-se este como subentendido em muitos casos. Referências na literatura falam sobre a falta de consenso sobre questões básicas na sua definição até poucos anos atrás. Outros autores citam uma situação paradoxal devido a sua grande popularidade em domínios relacionados à prática junto a seu uso em inúmeras publicações acadêmicas, e certa relutância por alguns setores na Academia. Por fim, vários autores se mostram esperançados com os avanços atingidos na procura de estabelecer o constructo de modelo de negócios como robusto e passível de progressos na direção de seu uso em pesquisa. Ante este panorama, a presente investigação se propôs, por uma parte, fazer uma revisão das principais abordagens discutidas até a data, com o intuito de se aproximar de melhor forma a sua compreensão, e por outra, explorar em campo os temas identificados na revisão, realizando estudos de caso múltiplos em três empresas relacionadas ao setor de tecnologia no Brasil. Valendo-se de uma busca bibliográfica sistemática em bases científicas como são as da Web of Science, Scopus, Google Acadêmico e portal CAPES de periódicos, apresenta-se uma aproximação do Estado da Arte sobre o assunto e se propõe um constructo sobre modelo de negócios. Como resultado se identificou que os elementos "Valor", "Atividades" e "Modelo de lucro" são importantes para a definição do conceito. Funções como alinhamento; análise e formulação estratégicas; e exploração, foram identificadas. Propriedades como mutabilidade, dinamismo e imitabilidade são apresentadas e discutidas. Pela sua importância, uma seção é dedicada à discussão da relação entre estratégia e modelo de negócios. Aplicando o método de estudo de caso e suas técnicas específicas de análise, respondemos algumas questões. De forma geral, pode-se dizer que os estudos realizados em campo corroboraram com muitas das ideias propugnadas na teoria revisada, porém, diferenças e novos insights também surgiram. No fim, são apresentadas todas as considerações decorrentes da interpretação dos dados na pesquisa, as limitações desta, e as sugestões de pesquisa futura. Considerando que aportes nesta direção permitem esclarecer ainda mais a compreensão sobre modelo de negócios, ao explorar seus fundamentos teóricos e suas conceitualizações na prática, espera-se que o estudo contribua ao debate e linha de pesquisa empreendidas globalmente e, por sua vez, aporte com os seus resultados a pesquisas futuras na área de Administração Estratégica e a outras linhas de pesquisa relacionadas.
Título em inglês
Theory and practice: a study in technological enterprises
Palavras-chave em inglês
Business
Models
Strategic Management
Strategy
Resumo em inglês
With its origins almost a half century ago and a heyday experienced during the last 20 years, "Business model" is a term frequently present in academic and commonplace talks. Despite this massive use, it seems that not much clarity exists on its understanding in both circuits, in many cases taken it for granted. References in literature speak about lack of consensus about basic issues in its definition, until not long ago. Other authors speak about a paradoxical situation due its huge popularity in domains related to practice, together with its use in countless academics publications, and some kind of reluctance by some scholarly sectors. Finally, some authors manifest themselves as hopeful with the achieved advances in the search of a business model construct as robust and susceptible of progress on its use in research. Facing this panorama, the present study propose to itself, on one side, to do a review about the main approaches discussed until today, with the intention of getting closer, in the best manner, to its comprehension, and by other side, to explore in field, the topics identified on the review, conducting multiple-case studies in three organizations related to Brazil's technology sector. Resorting to a systematic bibliographic search in scientific bases as Web of Science, Scopus, Scholar Google and CAPES journals portal; an approximation to State of Art about the topic is presented and a construct about business model is proposed. As a result, it was identified that elements as "Value", "Activities", and "Revenue model" are important to define the concept. Functions as alignment, strategic formulation and analysis, and exploration-exploitation, were identified. Properties as mutability, dynamism and imitability are presented and discussed. Because of its importance, a section is devoted to the discussion about the relationship between strategy and business model. Applying the case study method and its specific analytical tools, we answered some questions. In general, it can be said that the studies conducted in field corroborate many of the ideas stated in the theory reviewed, although some differences and new insights also appeared. In the end are presented all the considerations derived from the data interpretation in the research, its limitations, and future research suggestions. Regarding that contributions in this direction, allow to clarify even more the understanding about business model, by exploring their theoretical underpinnings and their conceptualizations in practice, we hope that the study will contribute to the debate and research line undertaken globally, and also, subsidize with its findings to future research in Strategic Management and other related research streams.
 
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Data de Publicação
2015-12-03
 
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