• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2011.tde-26102011-170129
Document
Auteur
Nom complet
Alaís Amaral Reimão Mendes Coluchi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Fischmann, Adalberto Americo (Président)
Correa, Hamilton Luiz
Onuki, Janina
Titre en portugais
Promoção de exportações brasileiras: avaliação de desempenho
Mots-clés en portugais
Avaliação de desempenho
Cerâmica (Material de construção)
Exportação
Resumé en portugais
Este estudo consiste em pesquisa realizada com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, agências estrangeiras de promoção de exportações, empresas brasileiras exportadoras e entidade setorial que conduz um programa de promoção de exportações, escolheu-se como foco do estudo o setor de revestimentos cerâmicos. O estudo foca a avaliação de desempenho. Descreveu-se e considerou-se métodos de avaliação utilizados por diversas agências de promoção de exportações. Por meio de questionário, 33 empresas participantes de um programa de promoção de exportações forneceram informações sobre avaliação e satisfação em relação ao programa que participam. Utilizando-se entrevistas dois representantes de agências de promoção de exportações e um representante de entidade setorial forneceram impressões sobre a avaliação de desempenho desses programas. Observou-se que a complexidade do processo de avaliação de desempenho de um programa de promoção de exportações está relacionada às múltiplas origens dos fatores que influenciam esse programa. O desempenho de um programa de promoção de exportações está relacionado tanto a fatores internos ao programa quanto a fatores externos, alheios, não controlados e não previsíveis. Ademais, a análise dos dados revelou que a avaliação de desempenho dos programas de promoção de exportações é complexa e deveria ser conduzida dividindo-se o programa em ações e realizando a avaliação de cada uma das ações individualmente, para então avaliar-se o todo. Verificou-se também as principais oportunidades e ameaças a um programa de promoção de exportações, como forma de propor melhorias.
Titre en anglais
Brazilian export promotion: performance evaluation
Mots-clés en anglais
Export
Performance measurement
Tile (Construction material)
Resumé en anglais
This study consists of a research with the Brazilian Trade and Investment Promotion Agency, foreign export promotion agencies, Brazilian exporting companies and a sectorial organization that implements an export promotion program, the ceramic tile sector was chosen for this study. The study focuses on performance evaluation. Evaluation methods used by different export promotion agencies were described and considered. Thirty three companies that participate in an export promotion program responded a questionnaire providing information about the evaluation and satisfaction towards the program in which they participate. Two representatives of export promotion agencies and one representative of a sectorial organization were interviewed and gave their impressions of the performance evaluation of these programs. It was observed that the complexity of a performance evaluation process of an export promotion program is related to the multiple origins of the factors that influence this program. The performance of an export promotion program is related to factors both internal to the program and external, uncontrollable and unpredictable. Furthermore, the data analysis showed that performance evaluation of export promotion programs is complex and should be conducted from parts to the whole, meaning that each activity or service of the programa should be evaluated separately. In addition, as a way to propose improvements, the main opportunities and threats to an export promotion program were also verified.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-11-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.