• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2011.tde-26102011-170129
Documento
Autor
Nombre completo
Alaís Amaral Reimão Mendes Coluchi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Fischmann, Adalberto Americo (Presidente)
Correa, Hamilton Luiz
Onuki, Janina
Título en portugués
Promoção de exportações brasileiras: avaliação de desempenho
Palabras clave en portugués
Avaliação de desempenho
Cerâmica (Material de construção)
Exportação
Resumen en portugués
Este estudo consiste em pesquisa realizada com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, agências estrangeiras de promoção de exportações, empresas brasileiras exportadoras e entidade setorial que conduz um programa de promoção de exportações, escolheu-se como foco do estudo o setor de revestimentos cerâmicos. O estudo foca a avaliação de desempenho. Descreveu-se e considerou-se métodos de avaliação utilizados por diversas agências de promoção de exportações. Por meio de questionário, 33 empresas participantes de um programa de promoção de exportações forneceram informações sobre avaliação e satisfação em relação ao programa que participam. Utilizando-se entrevistas dois representantes de agências de promoção de exportações e um representante de entidade setorial forneceram impressões sobre a avaliação de desempenho desses programas. Observou-se que a complexidade do processo de avaliação de desempenho de um programa de promoção de exportações está relacionada às múltiplas origens dos fatores que influenciam esse programa. O desempenho de um programa de promoção de exportações está relacionado tanto a fatores internos ao programa quanto a fatores externos, alheios, não controlados e não previsíveis. Ademais, a análise dos dados revelou que a avaliação de desempenho dos programas de promoção de exportações é complexa e deveria ser conduzida dividindo-se o programa em ações e realizando a avaliação de cada uma das ações individualmente, para então avaliar-se o todo. Verificou-se também as principais oportunidades e ameaças a um programa de promoção de exportações, como forma de propor melhorias.
Título en inglés
Brazilian export promotion: performance evaluation
Palabras clave en inglés
Export
Performance measurement
Tile (Construction material)
Resumen en inglés
This study consists of a research with the Brazilian Trade and Investment Promotion Agency, foreign export promotion agencies, Brazilian exporting companies and a sectorial organization that implements an export promotion program, the ceramic tile sector was chosen for this study. The study focuses on performance evaluation. Evaluation methods used by different export promotion agencies were described and considered. Thirty three companies that participate in an export promotion program responded a questionnaire providing information about the evaluation and satisfaction towards the program in which they participate. Two representatives of export promotion agencies and one representative of a sectorial organization were interviewed and gave their impressions of the performance evaluation of these programs. It was observed that the complexity of a performance evaluation process of an export promotion program is related to the multiple origins of the factors that influence this program. The performance of an export promotion program is related to factors both internal to the program and external, uncontrollable and unpredictable. Furthermore, the data analysis showed that performance evaluation of export promotion programs is complex and should be conducted from parts to the whole, meaning that each activity or service of the programa should be evaluated separately. In addition, as a way to propose improvements, the main opportunities and threats to an export promotion program were also verified.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-11-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.