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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2016.tde-26072016-110858
Documento
Autor
Nombre completo
Roberto Portes Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Viana, Adriana Backx Noronha (Presidente)
Vieira, Amanda Ribeiro
Alves, Thiago
Escrivao Filho, Edmundo
Oliveira Neto, Jose Dutra de
Título en portugués
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de simulação aplicada à administração
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino de administração
Simulação
Resumen en portugués
As dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas ligadas aos conteúdos de estudos quantitativos e suas tecnologias nos cursos de graduação em Administração, caso da simulação aplicada à Administração (HWARNG, 2001; JAIN, 2014), sugerem a busca por iniciativas capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem que integre teoria e prática empresarial conforme propõem as Diretrizes Curriculares do curso de Administração. Esta pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos fundamentais para viabilizar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de simulação aplicada à Administração, fundamentado na aprendizagem baseada em problemas (PBL - Problem-Based Learning), analisando as habilidades necessárias aos estudantes e professores para funcionamento do processo; o desenvolvimento e uso de problemas para contribuição à aprendizagem; os procedimentos relativos ao trabalho em grupo; e, o processo de avaliação. O estudo fundamenta-se no referencial teórico de ensino-aprendizagem em Administração envolvendo desde as abordagens pedagógicas até os métodos de ensino-aprendizagem, incluindo o PBL, onde destaca-se a sua utilização em Administração e o ponto central que são os problemas que viabilizam a aprendizagem, culminando na estruturação do seu processo de utilização. Os elementos que fundamentam a simulação são discutidos, enfatizando a aplicação da simulação no campo empresarial, habilidades gerenciais necessárias à modelagem e o ensino de simulação. O método de pesquisa classificado em estudo de caso com abordagem qualitativa envolveu a análise descritiva da aplicação do PBL por uma docente com apoio de um monitor em 4 turmas, perfazendo o total de 170 estudantes, na disciplina de simulação aplicada à Administração de um curso de graduação em Administração, em que foram utilizadas múltiplas técnicas de coleta de dados: observações, questionários, documentos e entrevistas. Considerando a estruturação do PBL em uma descrição das etapas de implementação do mesmo em sala de aula, foi realizada uma análise descritiva dos estudantes, através de um levantamento de seu perfil, desempenho e frequência nas disciplinas, e avaliação que esses estudantes realizaram do PBL apontando vantagens e desvantagens. A maioria dos estudantes (70%) apresentou melhoria de desempenho na disciplina e avaliou positivamente o PBL. Foram analisados 4 grupos de estudantes que obtiveram melhores e piores desempenhos na disciplina e que avaliaram mais positivamente e negativamente o PBL, verificando que não existe relação entre desempenho e satisfação com o PBL, mas existe um determinado perfil de estudante que prefere o método. Foi realizada uma avaliação da aplicação do PBL sob o ponto de vista da professora e do monitor. Por fim, foi concebida uma proposta de adoção do PBL em disciplinas ligadas aos conteúdos de estudos quantitativos e suas tecnologias em cursos de Administração, de modo a privilegiar a construção da autonomia do estudante para aprender a aprender, por meio da transformação do papel do professor, avaliação mais abrangente, uma maneira colaborativa de trabalhar em grupo e entre grupos, utilização da tecnologia como ferramenta de apoio e funcionamento do PBL com o uso de problemas. Conclui-se que o PBL pode melhorar o nível de desempenho, a participação e a satisfação dos estudantes, mas pode ser discriminante. Este estudo reforça o entendimento de que o PBL pode ser aplicado em uma disciplina de uma área de ensino problemática no curso de Administração, contribuindo para enfatizar a necessidade de mudança na educação gerencial, vislumbrando a oportunidade de ampliação da utilização do PBL na área de Administração e o desafio de desenvolver uma cultura em relação à aprendizagem.
Título en inglés
Problem-based learning in the simulation of education applied to administration
Palabras clave en inglés
Administration education
Learning
Problem-based learning
Simulation
Resumen en inglés
The difficulties found in the teaching-learning process of disciplines related to the content of quantitative studies and their technologies in Administration undergraduate courses, in the case of simulation applied to Administration (HWARNG, 2001; JAIN, 2014), suggest the search for initiatives able to provide a learning environment which integrates theory and business practice as the Curriculum Guidelines of the Administration course propose. This research aims to identify the key aspects to enable the development of teaching-learning simulation process applied to Administration, based on Problem-Based Learning (PBL), analyzing the required abilities from students and professors for the process operation and the procedures related to group work and the evaluation process. The study is based on the teaching-learning theoretical framework in Administration, involving from pedagogical approaches to the teaching-learning methods, including PBL, where its use stands out in Administration and the central point, which are the problems that enable learning, culminating in the structuring of its usage process. The elements which underlie the simulation are discussed, emphasizing the application of simulation in the business field, the management skills necessary for its modeling and the teaching of simulation. The research method ranked as case study with qualitative approach involved the descriptive analysis of the application of PBL by a teacher with the monitor support in 4 classes, totaling 170 students, in the simulation discipline of an Administration undergraduate courses, where was used multiple data collection techniques: observations, questionnaires, documents and interviews. Considering the PBL structuring in one of the descriptions of its implementation phases in class with students, a descriptive analysis was done, through a students' profile survey, their performance and frequency in the disciplines, and the evaluation which those students realized of PBL, pointing out advantages and disadvantages. The majority of students (70%) presented performance improvement in the discipline and evaluated PBL positively. Four groups of students were analyzed who obtained the best and worst performances in the discipline and that evaluated PBL more positively and negatively, verifying that there is no relation between performance and satisfaction with PBL, but there is a particular student profile that prefers the method. An evaluation of the application of PBL was carried out from the professor's and monitor's point of view. Finally, a proposal for the adoption of PBL was conceived in disciplines related to the contents of quantitative studies in Administration courses, in order to favor the construction of student autonomy to learn how to learn, through the professor's role transformation, broader evaluation methods, a more collaborative way of working in group and between groups, the use of technology as a support tool and PBL operation with the use of problems. It is concluded that PBL can improve students' performance level, as well as their participation and satisfaction, but it might be discriminant. This study reinforces the understanding that PBL can be applied in a problematic teaching area in the Administration course, contributing to emphasize the necessity of changes in management education, glimpsing the opportunity expansion of PBL use in the Administration area and the challenge of developing a culture towards learning
 
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CorrigidoRoberto.pdf (8.69 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-09-19
 
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