• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2013.tde-25032013-172507
Documento
Autor
Nome completo
André Luiz Mendes Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Marinho, Bernadete de Lourdes (Presidente)
Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
Ramos, Heidy Rodriguez
Título em português
Administração estratégica em organizações filantrópicas: um estudo de caso em um hospital beneficente
Palavras-chave em português
Administração estratégica
Hospitais filantrópicos
Terceiro setor
Resumo em português
O tema desta dissertação trata de administração estratégica em organizações filantrópicas, mais especificamente em hospitais beneficentes, representados em sua maioria pelas Santas Casas de Misericórdia. Busca-se demonstrar como os hospitais beneficentes aplicam os elementos do modelo de administração estratégico elaborado por Ansoff. Apesar da existência de outros, o modelo de Ansoff foi escolhido por ter sido a origem deste tema em estudo. A metodologia adotada tem como primeira etapa uma pesquisa bibliométrica para levantar o estado da arte do conhecimento do tema pretendido, bem como determinar os principais autores para construção do referencial teórico. Na segunda etapa, o delineamento da pesquisa prossegue com um estudo de caso, de caráter descritivo. Neste estudo ocorre a aplicação de uma entrevista a dois representantes de um hospital beneficente do interior de São Paulo para a obtenção de dados primários e o levantamento de dados secundários a partir de documentos disponibilizados pelo próprio hospital. Dentre os resultados do estudo, cabe destacar que, se por um lado alguns elementos da administração estratégica se encontram aplicados convenientemente no hospital estudado, outros não se encontram esclarecidos o suficiente para os entrevistados. Outro ponto que se destaca é o fato dos entrevistados apresentarem perspectivas próprias de assuntos que deveriam ser encarados com ótica organizacional, de forma a garantir depoimentos alinhados, o que acabou não ocorrendo na opinião de um entrevistado pela comunicação deficiente dos assuntos estratégicos.
Título em inglês
Strategic management in philanthropic organizations: a charity hospital's case study
Palavras-chave em inglês
Philanthropic hospitals
Strategic management
Third sector
Resumo em inglês
This study addresses the strategic management in philanthropic organizations, specifically in charity hospitals, represented, in Brazil, mostly by the Holy Houses of Mercy. It seeks demonstrate how charity hospitals apply the Ansoff's strategic management framework. Despite the existence of others, Ansoff's framework was chosen because it was the origin of this study theme. The methodologic procedure's first stage is a bibliometric research to get the state of the knowledge of the intended themes, as well as to determine the main authors of the theoretical construct. In a second step, the design research proceeds with a descriptive case study. This step applied an interview with two charity hospital employees to obtain primary data. Secondary data was collect from hospital's documents. Among the study's findings, while some elements from Ansoff's model are properly applied in the hospital, others are not enlightened enough to employees. Another point is the fact that employees submit their own perspectives of the study's issue unlike an organizational perspective. In a employee opinion, it is occur by poor strategic issue communication.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-04-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.