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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2014.tde-24112014-162813
Document
Author
Full name
Viviane Renata Franco de Oliveira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2014
Supervisor
Committee
Masiero, Gilmar (President)
Bataglia, Walter
Ogasavara, Mario Henrique
Title in Portuguese
Modelo de negócio e internacionalização de empresas: estudo do caso Itaú Unibanco
Keywords in Portuguese
Internacionalização de empresas
Negócios - Modelos
Setor bancário
Abstract in Portuguese
A utilização de modelos de negócios tem crescido substancialmente nos últimos anos, o que promoveu um aumento significativo de pesquisas voltadas para compreender a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor do ponto de vista econômico, social, cultural ou outros. Presume-se que os componentes previstos pelo modelo de negócio estejam presentes na configuração de negócios já estabelecidos ou novos negócios, inclusive em empresas que buscam a atuação no mercado internacional. No entanto, dentre as abordagens teóricas a respeito da internacionalização das empresas, observa-se que as mesmas não caracterizaram os modelos de negócios empregados pelas empresas em seus processos de internacionalização, já que usualmente focam nos principais aspectos que motivam a internacionalização, os modos de entrada, a compreensão do ambiente global e a busca da excelência funcional. A partir deste contexto, a pesquisa procurou investigar os componentes do modelo de negócio que operacionalizaram as atividades internacionais de uma multinacional brasileira do setor bancário, o Itaú Unibanco. Visando alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de estudo de caso único. Nesse sentido, para o exame dos fundamentos teóricos, foram abordados os conceitos de estrutura, estratégia, escala, escopo, as teorias de internacionalização e a definição conceitual do modelo de negócio. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que a internacionalização do Itaú Unibanco ocorreu a partir de vantagens adquiridas no mercado doméstico e que foram posteriormente exploradas no mercado internacional. Em relação ao modelo de negócio, verificou-se que não existe um modelo pré-definido para as operações internacionais e embora praticamente todos os componentes se mostrassem presentes no mercado de destino, alguns sofreram forte adaptação às operações locais, resultante basicamente da estratégia de aquisição.
Title in English
Business model and internationalization: a case study of Itaú Unibanco.
Keywords in English
Banking industry
Business models
Internationalization
Abstract in English
The use of business models has grown substantially in recent years, which has caused a significant increase in research aiming to understand the rationale of how an organization creates, delivers, and captures value, in economic, social, cultural or other contexts. Business models are employed by both established and new businesses, including companies seeking to expand into international markets. Among the literature studying firm internationalization, there are few studies that describe the business models used by companies in their internationalization processes. Instead, studies have directed attention at the key aspects that motivate internationalization, the modes of entry, understanding the global environment and the pursuit of functional excellence. This study investigates the business model that was used during the internationalization of a Brazilian multinational bank, the Itaú Unibanco. A qualitative research study of a single case was completed to examine the structure, strategy, scale, scope, of the bank's strategy in light of internationalization theories and conceptual definitions of business models. The study finds that the internationalization of Itaú Unibanco was sparked by advantages gained in the domestic market that were subsequently exploited in the international market. Regarding the business model, it was found that there is no pre-defined model for international operations and virtually all factors showed consistency to the particularities of the target market, being highly adapted to local operations, mainly due to the acquisition strategy.
 
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Publishing Date
2014-12-01
 
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