• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-23122003-111137
Documento
Autor
Nombre completo
Adalton Masalu Ozaki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de (Presidente)
Albertin, Alberto Luiz
Zilber, Silvia Novaes
Título en portugués
Estrutura organizacional para a realização de negócios eletrônicos em empresas tradicionais: um estudo de caso.
Palabras clave en portugués
comércio eletrônico
descentralização administrativa
e-business
e-commerce
estrutura organizacional
Internet
Resumen en portugués
Nesta dissertação foram estudadas as alternativas de estrutura organizacional que podem ser adotadas para a realização de negócios eletrônicos (e-business) em empresas tradicionais, enfocando principalmente a análise sobre centralização ou descentralização desta estrutura. Na pouca literatura existente especificamente sobre estrutura organizacional para negócios eletrônicos, fica claro que existe um leque de opções em termos de alternativas de estrutura, desde criar uma empresa “ponto com" totalmente separada, até descentralizar os negócios eletrônicos pelas várias unidades de negócio. No caso estudado nesta dissertação, inicialmente foram identificadas as iniciativas de negócios eletrônicos praticadas pela empresa, sendo discutido o processo de adoção de tais ferramentas. Depois, foi analisada a evolução da estrutura criada para negócios eletrônicos desde o seu início até o momento em que a pesquisa foi realizada. Foi identificado que as atribuições delineadas inicialmente para os negócios eletrônicos não são rígida e uniformemente desempenhadas pelas várias unidades de negócio. Como a empresa estudada passava justamente por um período de discussão sobre descentralizar o Departamento de eCommerce, o momento foi altamente apropriado para a realização da análise sobre centralização e descentralização. A empresa identificou três alternativas de estrutura, bem como os critérios para uma análise aprofundada. A alternativa de estrutura de eCommerce centralizado foi a mais recomendada, dentro das limitações da metodologia, devidamente apresentadas e discutidas no texto. Mais do que a recomendação final da análise realizada, que serve apenas para a empresa pesquisada, a metodologia utilizada é uma das grandes contribuições desta dissertação. Com as devidas adaptações, ela pode ser útil em outras situações reais, auxiliando assim os gestores nesta complexa decisão sobre qual o grau de descentralização a ser adotado nos negócios eletrônicos.
Título en inglés
Organizational structure for E-business in traditional companies: a case study.
Palabras clave en inglés
decentralization
e-business
e-commerce
Internet
organizational form
organizational structure
Resumen en inglés
Were studied in this dissertation the alternatives in organizational structure which could be adopted in electronic business (e-business) in traditional companies, mainly focusing this structure’s centralization or decentralization analysis. In the brief existing bibliography specifically about organizational structure for e-business, it is clear that exists a range of options in terms of structure choices, from creating an independent “dot com" company, to the decentralization of the e-business through the business units. In the case studied in this dissertation, firstly were identified the e-business initiatives practiced in the company and were discussed the adoption process of these tools. After that, the evolution of the structure created for e-business was analyzed, from the beginning to the application moment of this research. It was possible to identify that the initially delineated attributions for e-business are not rigid and are not uniformly realized by all of the business units. As the studied company was discussing the decentralization of the eCommerce Department, the timing for the centralization or decentralization analysis was very appropriate. The company identified three alternatives of structure, as well as the criterions for an in depth analysis. The centralized eCommerce structure alternative was the most recommended, considering the limitations of the methodology, properly presented and discussed in the text. More than the final recommendation of the analysis made, which interests only for the studied company, the applied methodology is one of the mainly contributions of this dissertation. With the needed modifications, this methodology can be useful in other real situations, helping the managers in this complex decision about which degree of decentralization to adopt in e-business.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2004-04-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.