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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2003.tde-23122003-111137
Document
Author
Full name
Adalton Masalu Ozaki
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de (President)
Albertin, Alberto Luiz
Zilber, Silvia Novaes
Title in Portuguese
Estrutura organizacional para a realização de negócios eletrônicos em empresas tradicionais: um estudo de caso.
Keywords in Portuguese
comércio eletrônico
descentralização administrativa
e-business
e-commerce
estrutura organizacional
Internet
Abstract in Portuguese
Nesta dissertação foram estudadas as alternativas de estrutura organizacional que podem ser adotadas para a realização de negócios eletrônicos (e-business) em empresas tradicionais, enfocando principalmente a análise sobre centralização ou descentralização desta estrutura. Na pouca literatura existente especificamente sobre estrutura organizacional para negócios eletrônicos, fica claro que existe um leque de opções em termos de alternativas de estrutura, desde criar uma empresa “ponto com" totalmente separada, até descentralizar os negócios eletrônicos pelas várias unidades de negócio. No caso estudado nesta dissertação, inicialmente foram identificadas as iniciativas de negócios eletrônicos praticadas pela empresa, sendo discutido o processo de adoção de tais ferramentas. Depois, foi analisada a evolução da estrutura criada para negócios eletrônicos desde o seu início até o momento em que a pesquisa foi realizada. Foi identificado que as atribuições delineadas inicialmente para os negócios eletrônicos não são rígida e uniformemente desempenhadas pelas várias unidades de negócio. Como a empresa estudada passava justamente por um período de discussão sobre descentralizar o Departamento de eCommerce, o momento foi altamente apropriado para a realização da análise sobre centralização e descentralização. A empresa identificou três alternativas de estrutura, bem como os critérios para uma análise aprofundada. A alternativa de estrutura de eCommerce centralizado foi a mais recomendada, dentro das limitações da metodologia, devidamente apresentadas e discutidas no texto. Mais do que a recomendação final da análise realizada, que serve apenas para a empresa pesquisada, a metodologia utilizada é uma das grandes contribuições desta dissertação. Com as devidas adaptações, ela pode ser útil em outras situações reais, auxiliando assim os gestores nesta complexa decisão sobre qual o grau de descentralização a ser adotado nos negócios eletrônicos.
Title in English
Organizational structure for E-business in traditional companies: a case study.
Keywords in English
decentralization
e-business
e-commerce
Internet
organizational form
organizational structure
Abstract in English
Were studied in this dissertation the alternatives in organizational structure which could be adopted in electronic business (e-business) in traditional companies, mainly focusing this structure’s centralization or decentralization analysis. In the brief existing bibliography specifically about organizational structure for e-business, it is clear that exists a range of options in terms of structure choices, from creating an independent “dot com" company, to the decentralization of the e-business through the business units. In the case studied in this dissertation, firstly were identified the e-business initiatives practiced in the company and were discussed the adoption process of these tools. After that, the evolution of the structure created for e-business was analyzed, from the beginning to the application moment of this research. It was possible to identify that the initially delineated attributions for e-business are not rigid and are not uniformly realized by all of the business units. As the studied company was discussing the decentralization of the eCommerce Department, the timing for the centralization or decentralization analysis was very appropriate. The company identified three alternatives of structure, as well as the criterions for an in depth analysis. The centralized eCommerce structure alternative was the most recommended, considering the limitations of the methodology, properly presented and discussed in the text. More than the final recommendation of the analysis made, which interests only for the studied company, the applied methodology is one of the mainly contributions of this dissertation. With the needed modifications, this methodology can be useful in other real situations, helping the managers in this complex decision about which degree of decentralization to adopt in e-business.
 
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Publishing Date
2004-04-02
 
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